
A campanha permanente “Focinho Solidário” foi lançada em agosto de 2021, pelas equipes de Jundiaí, e desde seu início, recebeu 2,3 toneladas de ração para cães e gatos. Com o objetivo de angariar apoio, arrecadar ração e/ou congêneres para cães e gatos e cadastrar pontos de coleta de doação de ração, empresas interessadas em participar da iniciativa podem fazer a inscrição e a população pode doar rações nos postos de coleta.
As rações arrecadadas pela campanha são destinadas às famílias em vulnerabilidade de Jundiaí. A triagem e definição dos beneficiários ficam a cargo da UGADS. “Muitas pessoas ainda não conseguiram se recuperar economicamente dos reflexos do início da pandemia. Recebemos demanda de famílias que possuem muitos animais e que, se não receberem ajuda com ração, não conseguirão manter esses cães e gatos”, lembra a gestora da UGADS, Maria Brant.
A diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, ainda salienta que a dificuldade para a compra de alimentos para cães e gatos pode resultar no abandono dos animais. “Infelizmente, quando algumas famílias em vulnerabilidade não conseguem alimentar seus animais, acabam abandonando-os. As doações são essenciais para que esse movimento não aconteça”, explica.
[tdj-leia-tambem]
As empresas podem fazer inscrição para promover o apoio institucional, doar ração e/ou congêneres e/ou serem pontos de coleta de ração. As empresas que aderirem à campanha Focinho Solidário vão receber o “Certificado de Participação” e terão o nome divulgado no site da campanha. As empresas interessadas devem enviar e-mail para o DEBEA ([email protected]) com suas propostas.
A campanha recebeu doação do pet shop Cão Late, do curso de Medicina Veterinária da UniAnchieta, de grupos de amigos e da população em geral. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi comenta sobre o sucesso da campanha. “Focinho Solidário é um exemplo da parceria e cooperação que dá certo. As empresas colaboram e recebem divulgação e a população mais vulnerável é atendida em suas necessidades com os pets”, afirma.