Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em continuidade à formação dos educadores, através do programa Escola Inovadora, foi realizada nesta segunda-feira (17), no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), o segundo módulo da “Formação dos Professores e Agentes de Desenvolvimento Infantil Ingressantes”.

A capacitação teve início no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, com um documentário como disparador para um debate sobre a importância da criança e suas potencialidades. “A proposta tem significados importantes, pois os profissionais passam por um processo formativo e, posteriormente, de vivência nos ateliês do CIEMPI. Essa prática proporciona o contato com materiais da natureza ou inteligentes, ou seja, o que ele evoca e o despertar do que pode ser construído com esse material. Outro ponto de destaque é que as atividades desenvolvidas no Mundo das Crianças, como em uma extensão do CIEMPI, também podem ser realizadas nas escolas”, explica a supervisora escolar, Cleane Aparecida dos Santos.

[tdj-leia-tambem]

Nos Ateliês, os participantes tiveram contato com seis propostas: Eu e a Natureza, Ateliê da Natureza, Linguagem da Arte e Construtividade, Os bebês e o desenho, A linha como Linguagem e Ateliê da construtividade.

Ainda dentro da proposta da formação, foram abordados temas como o processo de naturalização das propostas escolares, organização dos próximos passos. “A terceira e última etapa da capacitação será totalmente prática e realizada no Mundo das Crianças. A ideia é que os profissionais possam viver e executar as propostas escolares no Mundo, um espaço que desperta muito interesse para as crianças, para depois levá-las para o cotidiano da escola”, explica a diretora de Departamento e responsável pelo CIEMPI, Cícera Escoura Bueno.