
A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC (FTVTEC) promovem a 10ª edição do Programa Galpão Criativo. Esta edição acontecerá no Paço Municipal, com pais, mães e responsáveis que cuidam de crianças com Transtorno do Espetro Autista (TEA). O Galpão no Paço é uma ação do ‘cuidar de quem cuida’.
O encontro faz parte do Programa Galpão Criativo de Qualificação de Talentos e Pré-Incubadora de Ideias, Produtos e Serviços nas Áreas da Economia Criativa. A iniciativa reúne cerca de 25 criativos que têm o artesanato como sua fonte de renda.
O Galpão no Paço é uma oportunidade para famílias atípicas que há mais de 60 dias têm recebido suporte técnico e acolhimento da administração municipal. A superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, acredita que a vivência no Paço faz parte de mais uma etapa de aprendizagem. O trabalho de expor e mostrar seus trabalhos é importante para futuras conexões.
“Entendemos a importância de cuidar de quem cuida. Fizemos um convite para que elas desempenhem suas ideias e demonstrem, por meio de seus produtos, a experiência de estarem no Galpão, inclusive, com algumas criativas que darão suporte e outras com mentorias. São criativas que já construíram seus negócios e estão empreendendo à patamares mais elevados. A ideia é orientá-las para um olhar mais sensível com objetivo de fortalecer ainda mais o grupo”, esclarece Mônica Gropelo.
O Programa Galpão no Paço será das 8h às 17h30 com entrada e estacionamento gratuitos. O Paço fica na avenida da Liberdade, s/nº (Jardim Botânico)
Oportunidade
O objetivo é prestigiar e dar voz às criativas e suas famílias. Para a mãe atípica Fernanda Diciano Vasconcellos, da ‘Artes da Mamãe’, sair da zona de conforto e fazer o que se gosta não tem preço. “Estou muito animada, principalmente com a oportunidade de crescimento e de aprendizagem com a gente que está empreendendo. Aliás, estou com muitas encomendas e só vejo prosperidade, além do resgate da autoestima. Estou muito feliz em participar de mais um evento, uma oportunidade incrível e, claro, de levar meus produtos e fazer com que minha marca cresça.”
Alguns criativos foram convidados a se unirem ao grupo e não escondem a satisfação desta parceira importante para todo grupo. Com seus bordados em guardanapo, Regina Maria Garcia de Souza, criativa do Galpão estará pela segunda vez no Paço e já adiantou a satisfação por mais um encontro. “Estamos na expectativa de termos boas vendas, agora com um público diferenciado”, comenta.
Há dois anos com a marca Dalji Sabonetes Naturais, Diogo de Souza Lima estará pela primeira vez no Paço e a ansiedade tem tomado conta do seu dia a dia. “As participações estão sendo ótimas. Ter amigos novos de todas as idades é fantástico, mas apresentar meu trabalho para as pessoas que trabalham por nossa cidade maravilhosa será uma experiência ímpar. Estou muito animado.”
[tdj-leia-tambem]