
Desde sua criação em 2021, o programa Pé de Árvore, promovido pela Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), já plantou 1.485 mudas de árvores nativas em toda a cidade. Somente em 2024, 184 novas árvores foram adicionadas, contribuindo para espaços mais saudáveis, esteticamente agradáveis e com maior conforto térmico.
O plantio mais recente ocorreu na Avenida União dos Ferroviários, atendendo uma solicitação do Comitê das Crianças, que atua na integração das vozes infantis nas decisões da cidade. Foram plantadas 25 mudas de espécies como Cedro Rosa, Guaritá, Jatobá, Paineira Rosa, Peroba Rosa, Cabreúva, Pau d’alho, Angico Branco e Saguaraji em um canteiro que até então não tinha arborização.
“O programa Pé de Árvore exemplifica nosso compromisso com a preservação ambiental, essencial para mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos. Estamos expandindo sua implementação para atingir todas as regiões de Jundiaí”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
Sustentabilidade e bem-estar urbano
A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos munícipes por meio da arborização urbana. Para a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini, o programa é estratégico em tempos de mudanças climáticas. “Nos próximos meses, vamos plantar mais 163 mudas em diferentes bairros e outras 65 para concluir ações na Vila Arens, perto do Mercadão. A arborização garante conforto térmico e promove sustentabilidade, tornando os espaços urbanos mais agradáveis para todos”, explicou.
O assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa, reforça o impacto positivo da iniciativa. “Além de mitigar o calor, o programa une sustentabilidade e bem-estar, valorizando o ambiente urbano com mais verde e qualidade de vida para a população.”
Após o plantio, a preparação do solo, o cuidado inicial e a instalação das placas de identificação do programa são realizados pelas Unidades de Gestão da Prefeitura. No entanto, a continuidade do cuidado com as mudas é responsabilidade do munícipe, que deve acompanhar o crescimento das árvores e reportar possíveis problemas.
[tdj-leia-tambem]
Próximos passos
Com novas ações planejadas para os próximos meses, o Pé de Árvore segue como um pilar da política ambiental de Jundiaí, alinhando-se ao compromisso da cidade com a sustentabilidade e a arborização urbana.
Para mais informações sobre o programa, acesse a página do programa Pé de Árvore.