Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí

A compensação ambiental para a obra de canalização do rio garante a preservação de 78 mil metros quadrados de mata em pé

Publicado

em

Atualizado há

Para garantir a qualidade e a preservação ambiental, Jundiaí investe na proteção de áreas próximas à Serra do Japi, ampliando o patrimônio protegido da cidade. A mais recente área determinada como de proteção tem 78 mil metros quadrados, na zona de amortecimento da Serra do Japi, que atende compensações para obras realizadas na cidade, como a ampliação Avenida Frederico Ozanan. Além disso, outras 6,6 mil mudas serão plantadas ao longo das margens do rio que corta a cidade, trazendo maior qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação.

“O desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a preservação. Em Jundiaí conseguimos unir as duas frentes: a Cidade das Crianças, que está entre os cinco melhores PIBs paulistas, é também reconhecida como a segunda cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, em estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), publicado em abril de 2023. O compromisso com a preservação e o desenvolvimento está na política pública desenvolvida na cidade”, comenta o prefeito, Luiz Fernando Machado, ressaltando que a preservação ambiental é essencial para a qualidade de vida da população.

A compensação ambiental para a obra de canalização do rio Jundiaí, por exemplo, garante a preservação de 78 mil metros quadrados de mata em pé, o que amplia a proteção ao patrimônio natural da Serra do Japi. A medida, denominada como área verde de preservação e teve o investimento de R$ 448,5 mil. Atualmente, a área tombada em Jundiaí na Serra do Japi é de 93 milhões de metros quadrados.

Margens do Rio Jundiaí

Além da área de mata nativa preservada, a Prefeitura de Jundiaí ainda conta com projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí, com plantio programado, com início em 10 de dezembro, para o plantio de 6,6 mil mudas. A primeira fase de plantio será na divisa com Várzea Paulista, na margem esquerda do rio.

De acordo com Walter Matheus, diretor de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), o plantio contará com espécies nativas arbóreas que recomporão a mata ciliar do Rio Jundiaí. “A revitalização da bacia do Rio Jundiaí é um projeto de longo prazo, que conta com várias fases. Ao todo, serão plantadas 6,6 mil mudas”, comenta.

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Publicado

em

Por

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município. Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaiense grava videoclipe com o padre Antônio Maria

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Reconhecido por sua atuação na Igreja Católica e por parcerias musicais com nomes como Roberto Carlos, Ângela Maria e Agnaldo Rayol, o padre Antônio Maria acaba de lançar um videoclipe em que canta com o jundiaiense Guilherme Henrique, 25 anos. A música, intitulada "Desculpe", entrou no ar no dia 15 de fevereiro e está disponível no YouTube. O videoclipe foi…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí apresenta plano de requalificação a moradores da Vila Esperança

Publicado

em

Por

Reunião de Gestores da Prefeitura de Jundiaí com moradores da Vila Esperança
Encontro reuniu gestores e Munícipes para apresentação de propostas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (02), gestores municipais se reuniram com moradores da Vila Esperança para apresentar o plano de requalificação desenvolvido para o bairro. O plano dispõe de ações a curto, médio e longo prazo, além de ações já executadas e em andamento. A apresentação das ações acontece após a primeira reunião realizada no final de novembro do ano passado, quando os…

Continuar lendo

Jundiaí

Micro, Pequenas e Médias Empresas alavancam desenvolvimento econômico de Jundiaí

Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de Gestão – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem sido cada vez mais frequentes no cenário local. Os…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí recebe doação de roupas de ballet e as alunas comemoram

Publicado

em

Por

A disposição para as aulas até aumentou (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

As alunas de ballet da Professora Raquel Tumolo Leopoldino ficaram encantadas com os materiais de dança, novos, doados no mês de fevereiro: meia calça, sapatilhas, collants de marcas que são referência no mundo da dança como Capezio e Só Dança. A doação foi feita para Luciana França, da área de Captação de Recursos, que incentiva outras pessoas a doarem produtos…

Continuar lendo
Publicidade