
A Prefeitura de Jundiaí entregou oficialmente a plataforma “Alertas da Infância”, com quase o dobro de alertas previamente programados. A plataforma apresentando informações sobre os serviços utilizados, como saúde e educação e emite alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
Assim, o “Alertas da Infância” integra dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social. A iniciativa está inserida no Programa Cidade das Crianças.
Ao todo, a plataforma tem 13 alertas que englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de 0 a 9 anos de idade.
Os alertas
Confira detalhes dos 13 alertas definidos pela plataforma inserida a Jundiaí:
Saúde
- Criança em atraso na consulta puericultura
- Gestante que não realizou consulta odontológica
- Teste de HIV
- Teste de sífilis
Educação
- Criança fora da escola
- Criança fora da creche
Assistência social
- Cuidados com gestantes adolescentes
- Crianças em território de vulnerabilidade
- Atividades em grupo para crianças de 0 a 6 anos
- Visitas domiciliares a crianças
- Visitas domiciliares a gestantes
- Benefícios de prestação continuada a crianças com deficiência de até seis anos
- Visita domiciliar a crianças em acolhimento.
[tdj-leia-tambem]
Como os alertas funcionarão?
Quando o sistema gera um novo alerta, como de “criança fora da creche, por exemplo, um notificação chega às equipes de Educação da cidade. Assim, de forma assertiva, fazem uma busca ativa diretamente com a família para entender motivo da criança não estar na creche.
“Isso é tomada de decisão através do bom uso de dados públicos e com tecnologia, tornando nossa cidade destaque no assunto”, afirma o Gestor Adjunto de Governo, Jones Martins. Ele representou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, na entrega da ferramenta. Além disso, Martins coordena o projeto até sua implantação.
Jundiaí, Cidade das Crianças
“Jundiaí está avançando na modelagem de um sistema de alertas para o Programa Cidade das Crianças e entende que os cuidados devem iniciar já na gestação”, explica o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Alinhada aos conceitos de Cidade Inteligente, utilizaremos a plataforma para atacar os principais gargalos que prejudicam o desenvolvimento das crianças, além de subsidiar novos projetos sociais de apoio a famílias com vulnerabilidade”.
A plataforma “Alertas da Infância” fica na nuvem e é apenas servidores municipais treinados podem utilizá-la. Quem a desenvolveu foi o Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) com apoio da Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN). Ela passará por constante atualização e aperfeiçoamento para melhor utilização da administração pública.