
O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) é um exemplo claro de como a presença feminina é essencial no setor de saúde. Com 72,22% de mulheres em sua equipe, o hospital não só reflete a força das mulheres no ambiente de trabalho, mas também destaca sua contribuição significativa para o cuidado à saúde da comunidade.
As colaboradoras do HSV não apenas desempenham papéis essenciais em todos os setores, mas também são fundamentais para a humanização no ambiente hospitalar. A atenção aos detalhes, a empatia e o carinho com que os pacientes são atendidos são características valorizadas pela Instituição.
Para Rafaela Alves Costa, coordenadora do departamento de Qualidade do Hospital, a realidade do HSV não é apenas um reflexo de números, mas de uma verdadeira paixão pelo que fazem.
“As mulheres têm uma presença essencial em todos os aspectos do nosso trabalho, desde os cuidados com os pacientes até a administração de processos e projetos. A Rede Integrada HSV valoriza todo o empenho e a dedicação de cada colaboradora, e é gratificante trabalhar em um Hospital assim.”
O departamento de Gestão de Pessoas da Rede Integrada HSV revela que, atualmente, 2.283 mulheres ocupam diferentes cargos dentro da Instituição, abrangendo desde funções administrativas até setores técnicos e assistenciais. Isso reflete não apenas a diversidade, mas também a competência das mulheres que integram o quadro de colaboradores.
O HSV também conta com mulheres que têm entre 1 e 43 anos de experiência na Instituição, o que demonstra o comprometimento dessas profissionais com o hospital e sua história.
Essas mulheres têm sido pilares de sucesso no atendimento à comunidade. A presença das colaboradoras com longa experiência se combina com o talento das novas gerações, resultando em uma equipe diversificada e altamente qualificada. O gerente de Gestão de Pessoas, Paulo Prado, destaca:
“Com dedicação e competência, nossas profissionais desempenham papéis cruciais em todas as áreas do Hospital, oferecendo um cuidado humanizado e empático aos pacientes, essencial para nossa missão.”
Promoção e crescimento profissional das mulheres
O HSV também se destaca por promover um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário, permitindo que cada vez mais mulheres ocupem posições de liderança. O programa Banco de Talentos é um exemplo disso.
Em 2024, 129 colaboradores foram promovidos, dos quais 102 eram mulheres, representando cerca de 79,07% do total de promovidos. Esse número demonstra o compromisso do Hospital em proporcionar oportunidades de crescimento e valorização das mulheres dentro da Instituição.
Em 2025, Caroline Queiroz Dias, que iniciou sua trajetória como enfermeira líder, foi promovida a enfermeira supervisora. Este é um marco importante em sua jornada profissional, pois ocupa, pela primeira vez, um cargo de supervisão.”
Sempre almejei crescimento profissional no Hospital, e ao ser promovida, o sentimento é de empoderamento e dever cumprido. Assumir um cargo de gestão traz responsabilidade, mas estou muito feliz e confiante. O Banco de Talentos traz muitas oportunidades para as mulheres e, quando elas ocupam cargos de liderança, é uma valorização da diversidade.”
Compromisso com a igualdade de oportunidades
O novo superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Amauri Liba, também reconhece a importância do trabalho das colaboradoras da Instituição.
“A mulher desempenha um papel fundamental em todas as esferas da sociedade, e no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo não poderia ser diferente. Ao investir e incentivar o crescimento profissional delas, não estamos apenas fortalecendo o Hospital, mas também contribuindo para uma comunidade mais justa e igualitária. A cada dia, é possível ver o impacto positivo das mulheres em nossa equipe e isso nos motiva a seguir em frente, com confiança, para continuar oferecendo o melhor cuidado à saúde para a população.”
[tdj-leia-tambem]