Atendente do Central de Monitoramento de Covid-19 de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O acompanhamento diário da Central de Monitoramento Covid-19, implantada há um mês em Jundiaí, ajudou a salvar a vida de José Donizete da Silva (64). Foi graças a um telefonema dos atendentes, que notaram alterações nos sintomas, que ele, que é diabético e a irmã, de 60 anos, foram internados. Agora ambos se recuperam em sua casa, no bairro Traviú.

Histórias como esta fazem parte da rotina da equipe, que realiza mais de 500 ligações diárias para pacientes, familiares e pessoas que convivem na mesma casa ou no trabalho da pessoa infectada. Além disso, há os atendimento aos usuários que aguardam o resultados dos testes, realizados nas unidades de saúde. Atualmente, 1.129 pacientes são acompanhados pela Central, que desde o início já monitorou 4.870 pessoas que contraíram a doença ou estavam com suspeita.

Com os dados obtidos, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, acompanha em tempo real o cenário da doença na cidade e age pontualmente em cada bairro, de acordo com os dos dados de geolocalização colhidos nos atendimentos diários.

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Assim, a partir da obtenção dos dados, inicia-se o trabalho integrado do departamento de saúde, que avalia a situação epidemiológica e pode intensificar as orientações. “A partir do registro feito nas ligações conseguimos mensurar a incidência em diferentes regiões da cidade. Caso tenha um aumento de casos em determinado bairro, acionamos a vigilância em saúde”, afirma Raphael Cruz Seabra Prudente, coordenador da Central de Monitoramento Covid-19.

Para Maria Neide Rita da Silva, esposa de Donizete que também contraiu o vírus na mesma época, seguir as orientações da equipe fizeram diferença na recuperação de toda a família. “O monitoramento ainda acontece todos os dias e graças a ele que minha família está saudável”, garante.

Acompanhamento

Desde o primeiro contato com a Unidade Sentinela ou Pronto-Atendimento, as informações do paciente são enviadas à central. O acompanhamento acontece durante todo o período determinado pelo médico, no atendimento nos equipamentos de saúde municipais.

Como a central funciona de maneira ativa, ou seja, apenas realiza ligações, caso a população tenha alguma dúvida ou precise de orientação, pode entrar em contato com o Disque 156 Coronavírus, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.