
A Prefeitura de Jundiaí iniciou, na manhã desta quinta-feira (22), os trabalhos para atualização do Plano Municipal de Segurança Pública, através da contratação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em um primeiro momento realizarão uma pesquisa diagnóstica da situação da segurança na percepção do cidadão. Além disso, entrevistas com todos os órgãos municipais ou de outras esferas de governo que, direta ou indiretamente, contribuem ou são afetados pela política de segurança no município.
Esses insumos servirão para o desenvolvimento do novo Plano Municipal de Segurança Pública, que ainda passarão em audiência pública antes de sua aprovação. Vale ressaltar que, segundo dados de 2019 do Atlas da Violência, Jundiaí ocupa o posto de 6ª cidade mais segura do país. No entanto, sofre com as pressões comuns a todo o setor, tendo em vista como a segurança é exercida em nosso país, segundo a Constituição Federal.
“Desde o começo da nossa gestão, definimos a segurança como sendo prioridade e demos protagonismo para os responsáveis. Jundiaí trabalha diariamente para melhorar os equipamentos, trazer tecnologia e integrar as forças municipais e estaduais para melhor atender a nossa população. Além disso, os nossos investimentos nas crianças vão promover, a longo prazo, uma sociedade mais igualitária e segura para todos”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Novo Plano Municipal de Segurança
Para o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a atualização resultará em um novo Plano Municipal, elaborado com a participação de todos. “Desta forma, alcançaremos maior efetividade da política pública e intersetorialidade, e consequentemente, melhores resultados. Como segurança é prioridade para o governo, estamos fazendo investimentos de mais de R$ 60 milhões no setor, para integrar e melhorar os serviços de urgência e emergência da cidade. O novo plano impactará positivamente nosso município. Nós vamos fortalecer as estruturas da Guarda Municipal para oferecer maior sensação de segurança ao cidadão. E a política da Infância também será impactada no médio prazo”, comenta Parimoschi.
“Esta atualização no plano vai ao encontro dos anseios da população de ter mais segurança nas ruas”, comenta o Vice-Prefeito Gustavo Martinelli. “Garantir o fortalecimento das instituições e a interação entre os entes federativos tem o ser humano como o maior beneficiado”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Investimentos
Por fim, desde o início da gestão Luiz Fernando Machado, uma série de investimentos diretos em segurança pública foram realizados. Por meio do Programa Município Seguro, R$62 milhões estão sendo investidos. Tanto em novos armamentos, como também em veículos, câmeras de monitoramento, inteligência, entre outros. Além disso, equipamentos tecnológicos que colocam a GM como referência em todo o país. Sendo assim, está prevista para 2023 a entrega da nova Central de Urgência e Emergência em Segurança. Ela irá abrigar a sede da GM/ Defesa Civil/ SAMU-SAEC e a implantação de uma central de comando e controle integrada, para monitorar a cidade 24h.
“Desde 2017 temos um investimento bastante significativo em infraestrutura e tecnologia para colaborar com a segurança pública municipal. A atualização deste plano chega em um momento em que mais investimentos serão feitos para beneficiar toda a população de Jundiaí”, avalia a Gestora de Segurança Pública, Carla Basson.
[tdj-leia-tambem]