Reunião
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí deu início a uma importante mobilização que busca consolidar sua posição como referência no setor de tecnologia estratégica em São Paulo. A cidade quer conquistar o reconhecimento oficial como uma Cadeia Produtiva Local (CPL), título que integra o Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – SP Produz, do Governo do Estado.

Primeira reunião reúne lideranças do setor

A iniciativa foi marcada por uma reunião de governança, reunindo representantes da Prefeitura de Jundiaí, da FATEC Jundiaí, da Associação de Tecnologia e Inovação de Jundiaí (ATIJ) e do Sebrae. Participaram do encontro o diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Tiago Antunes; o diretor da FATEC, Francesco Pagnin Bordignon; o presidente da ATIJ, Vlamir Iene; e a gerente regional do Sebrae, Silvia Furio, além de suas equipes técnicas.

Fortalecimento de parcerias e acesso a políticas públicas

Durante o encontro, foi destacada a importância da mobilização local para integrar o SP Produz, programa que visa fortalecer arranjos produtivos setoriais por meio da auto-organização, da cooperação e da articulação entre empresas, instituições de ensino, setor público e entidades da sociedade civil.

“O reconhecimento de Jundiaí como uma Cadeia Produtiva Local fortalece a articulação entre os setores locais e amplia o acesso a políticas públicas específicas, linhas de financiamento, programas de capacitação e parcerias estratégicas. A partir dessa mobilização, será elaborado um plano estratégico conjunto, contemplando o mapeamento das empresas do setor, a identificação dos elos produtivos e institucionais, além da definição de uma visão de futuro e metas concretas para a geração de negócios e crescimento sustentável da área de tecnologia no município”, afirma Tiago Antunes.

O que são as Cadeias Produtivas Locais

As CPLs são formadas por uma concentração geográfica de micro, pequenas e médias empresas que atuam no mesmo setor e colaboram entre si, além de manterem vínculos com entidades públicas e privadas. Esse modelo favorece o compartilhamento de recursos, a compra coletiva de insumos, a promoção da inovação e a geração de empregos e renda.

Na formação de uma CPL, são considerados cinco elos estratégicos: fornecimento de insumos; produção; transformação industrial; distribuição e comercialização; e apoio institucional, que inclui universidades, centros de pesquisa, o setor público e o terceiro setor.

Próximos passos: plano estratégico e fortalecimento do ecossistema

Com a mobilização já iniciada, Jundiaí avança na construção de um plano estratégico para fortalecer seu ecossistema de tecnologia, com foco em ampliar a competitividade, atrair investimentos e consolidar-se como um polo regional de inovação.

A expectativa é que, com o engajamento das instituições locais e o alinhamento às diretrizes do SP Produz, o município alcance o reconhecimento oficial como Cadeia Produtiva Local e passe a contar com suporte técnico e institucional para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico sustentável, com a tecnologia como vetor central.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]