Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí iniciou as obras da nova sede do Centro Pop, que ficará ao lado da Casa da Passagem, na Avenida União dos Ferroviários. O espaço é a porta de entrada para a rede de atendimento à população em situação de rua, a Rede Rua. De acordo com a gestão municipal, a obra recebeu investimento de R$ 3.756.940,12 e tem previsão de término em 180 dias. Atualmente, o Centro Pop fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade.

“O novo Centro Pop vai contemplar mais salas de atendimento técnico, novo refeitório e espaço de higiene pessoal mais amplo, com até 12 chuveiros. Além de um novo canil com 14 baias, espaço para carrinhos de reciclagem de usuários e ampla sala de convivência”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Social, Renata Mangieri. Segundo ela, a gestão pensou no espaço com escuta dos usuários, o que proporcionará um atendimento mais assertivo e melhor.

Conheça o Centro Pop

“O Centro Pop é a porta de entrada para a rede de atendimento a essa população, um serviço para viabilizar o processo de saída das ruas e alcançar a dignidade. Por isso é tão importante reforçar o nosso atendimento à população vulnerável, com toda proteção e cuidado”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A nova sede será totalmente acessível e contará também com a ampliação de oficinas intersetoriais, como de Cultura, Esporte. Além disso, orientação pra entrevistas profissionais e o reforço no atendimento de saúde. “Nunca os serviços da Rede Rua foram tão valorizados quanto nessa gestão”, reforçou a gestora da UGADS, Maria Brant. “Nos últimos anos, entregamos a nova Casa de Passagem, a ampliação da abordagem para as 24 horas do dia com aumento de equipe, investimento em qualificação e supervisão pra rede, além do abrigo temporário na Operação Noites Frias. E esse novo Centro Pop vai trazer mais dignidade às pessoas em situação de rua”.

A equipe do Centro Pop conta com psicólogos, assistentes e orientadores sociais. Além do atendimento técnico, consulta de direito a benefícios sociais e encaminhamento para serviços e políticas públicas, a equipe atua, conforme o atendimento individualizado, na resolução de demandas diversas, como providenciar documentos, auxiliar no agendamento de horário no Poupatempo, requerer segundas vias de documentos em cartórios (para usuários de outros Municípios), e encaminhamento para vagas de empregos.

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