
Nesta segunda-feira (15), as equipes da Saúde de Jundiaí começaram a triagem para o início do Estudo Care (Coalizão VIII), na Unidade Sentinela do bairro Jardim do Lago. A pesquisa pretende analisar o uso de um medicamento que previne a hospitalização de pacientes com Covid19 em casos leves ou moderados.
O medicamento é um anticoagulante oral e o público alvo da pesquisa são pessoas maiores de 18 anos, com diagnóstico positivo da doença. Os voluntários devem apresentar pelo menos dois fatores de risco, como diabetes, hipertensão ou ter mais de 65 anos. De acordo com o médico da rede e principal pesquisador do estudo em Jundiaí, Raphael Cruz, os pesquisadores estão realizando entrevistas com os pacientes interessados em participar do processo de estudo.
“Recebemos alguns pacientes que vieram em busca do estudo, uma vez que tiveram conhecimento por meio da divulgação realizada na semana passada. Também abordamos aquelas pessoas que ainda não tinham conhecimento sobre o início do trabalho”, explicou Raphael.
No entanto, a definição oficial de quais voluntários participarão do estudo será realizada através de uma plataforma que definirá se o paciente é ou não eletivo para receber o anticoagulante. “Após receber o teste positivo do PCR e verificar que o paciente atende a pelo menos dois dos critérios necessários, inserimos as informações na plataforma. Essa é uma maneira de evitar o viés do profissional médico”, conta o pesquisador.
Se for eletivo, o paciente será notificado e deverá assinar um documento. Além disso, deverá levar para casa um diário para preencher durante o processo de uso do medicamento. Assim, as equipes de saúde farão um acompanhamento diário dos voluntários.
“Jundiaí busca respaldo da medicina para dar conta de preservarmos ao máximo a vida até que a imunização seja capaz de nos dar a segurança necessária. Temos feito prevalecer o caráter técnico. Além do estudo, em paralelo, os esforços são para adquirirmos de forma direta doses de vacinas certificadas pela Anvisa. Da nossa parte, há pressa e mobilização para que Jundiaí atinja os mais elevados níveis de cobertura vacinal”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.