bairro-amigável-à-primeira-infancia-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um bairro seguro, verde, livre, acessível, lúdico e inclusivo é o maior desejo das crianças que moram no Jardim Novo Horizonte. Com essas indicações, a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí desenvolveu o conceito de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPI) do país.

O Novo Horizonte será um dos primeiros bairros do país a primar pelas características pertencentes ao Plano de Bairro do local, aprovado recentemente.

O projeto foi desenvolvido baseado na opinião dos pequenos, seus cuidadores e os conceitos da Política de Primeira Infância. Foram eles que indicaram os pontos que deveriam ser melhorados no bairro, como ampliação da arborização nas vias para estimular a caminhada pelo bairro. A iniciativa faz parte das redes Urban95 e Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças. 

O Arthur Lucas Sena Marra, de 13 anos, fez parte do Comitê das Crianças para sugerir melhorias ao Novo Horizonte. Ele conta que a experiência foi excelente, pois todos puderam trazer a visão do que sentiam falta. “O Pé de Árvore, com mais mudas de árvores no nosso bairro, já conseguimos avançar na qualidade. Essa e outras ações tornam o bairro um lugar mais gostoso e leva mais crianças às ruas”, contou o garoto.

“Jundiaí é uma cidade que trata a política pública das crianças como prioridade. Os investimentos na Primeira Infância são feitos no sentido de dar mais qualidade de vida e fornecer estímulos para que elas possam se desenvolver em todas as áreas. A longo prazo, os efeitos desses investimentos poderão ser vistos com a quebra do ciclo da pobreza e a redução da desigualdade social em nosso município”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Ao longo do desenvolvimento do Plano de Bairro do Novo Horizonte, iniciado em 2020, um dos principais pedidos das crianças foi o plantio de árvores para caminhos com sombras para que elas possam caminhar até a escola e brincar.

bairro-amigável-à-primeira-infancia-jundiai1
Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Essa ação já teve início. Além disso, terrenos públicos obsoletos estão sendo transformados em hortas e parques naturalizados para que elas possam brincar”, conta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. “Aos poucos vamos criando o percurso da infância, que liga escolas e centros esportivos para que elas possam brincar e aprender enquanto caminham”, completou.

Eduardo Ryan dos Santos, de 11 anos, também aprovou o plantio. Acostumado a jogar bola na rua e ir a pé à escola, o estudante da EMEB Beatriz Blatner Pupo afirma que o bairro fica mais bonito. “Além de bonito, as árvores ajudam no meio ambiente. O bairro está ficando cada vez melhor e brincar na rua ainda mais gostoso”, diz.

A execução das outras obras será determinada pela disponibilidade financeira e determinada pelas Leis Orçamentárias, além das oportunidades aproveitadas pelas contrapartidas dos Estudos de Impacto de Vizinhança.

“Este é um projeto inovador e de longo prazo. Com planejamento, temos feito diversos investimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente das crianças. Queremos Jundiaí mais sustentável, com preocupação com o meio ambiente e menos ação do efeito estufa. Assim tornamos a cidade mais confortável para as crianças, pois uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

[tdj-leia-tambem]

Plano de Bairro

O Plano de Bairro é um instrumento do planejamento previsto no art. 7° do Plano Diretor. A prioridade é desenvolver o projeto em bairros periféricos, com áreas vazias e possibilidade de expansão. 

São realizados estudos das equipes técnicas da Prefeitura e, em conjunto com a população, as ações a serem feitas são definidas. A escolha do próximo bairro será feita pelo governo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Territorial.

O Plano de Bairro é uma realidade e uma tendência no mundo.

Na América do Sul, cidades como São Paulo, Salvador, Buenos Aires e Medellín já apresentam planejamentos como este.