
VAI COMEÇAR! A Prefeitura de Jundiaí abriu as inscrições para o Concurso da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí desse ano. A Coxinha de Queijo já é patrimônio imaterial na cidade, e faz parte do cardápio de restaurantes, bares e lanchonetes há mais de 40 anos.
Ela pode até lutar lado a lado da tradicional versão de frango, mas em muitos locais a versão de queijo é campeã de vendas.
O Festival é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo eleger a melhor coxinha de queijo de Jundiaí. “A participação de empreendimentos locais tem aumentado a cada ano, sendo inclusive, necessário uma empresa para conduzir sistema de auditoria, o que ratifica o sucesso da ação”, aponta o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
A melhor coxinha de queijo
A escolha parte da opinião de um júri técnico selecionado e de voto popular. Com isso, fortalece a identidade da coxinha de queijo como patrimônio imaterial da cidade.
A votação utiliza uma escala de cinco pontos que considera sabor e aroma, textura, qualidade da massa, qualidade do recheio. Em seguida, estética e apresentação. Assim, ao final, a organização soma as notas para a definir a melhor coxinha de queijo de Jundiaí.
O concurso aceita as candidaturas apenas de coxinhas de queijo produzidas e comercializadas por pessoas jurídicas (bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, food trucks, casas de massas, rotisserias) de Jundiaí, que autorizarem formalmente a divulgação de seus nomes e dados, de acordo com os termos do regulamento do edital. Além disso, poderão se inscrever empreendimentos que sirvam coxinha de queijo permanentemente em seu cardápio.
Em 2021, o título de melhor coxinha de queijo de Jundiaí, tanto na votação popular como na escolha do júri técnico, é do Kiosque Roseira.
“O Festival da Coxinha de Queijo tem sido um importante alavancador do fortalecimento desse atrativo gastronômico e histórico da cidade. Os empreendimentos participantes e vencedores dos últimos concursos tornaram-se pontos turísticos e parada obrigatória para grupos turísticos”, informa Marcela Moro, Diretora do Departamento de Fomento ao Turismo. “Isso valoriza a história, os empreendimentos participantes e diversifica a oferta turística local”, complementa.
As inscrições começaram no dia 24 de outubro e seguem abertas até 6 de dezembro através deste link, que contém o edital e a página para cadastramento.