
Os alunos da EMEB Luiz Bárbaro, em Jundiaí, conheceram o “Rob”, por meio das iniciativas que visam levar, em 2022, a experiência da robótica para os alunos da rede municipal de ensino. A escola foi a primeira a receber a experiência do programa Escola Inovadora, como parte de políticas públicas da atual gestão municipal alinhadas ao conceito de Cidade Inteligente.
Os alunos estão produzindo atividades com o robô em meio às aulas, eles aprendem a programar o trajeto do equipamento com os comandos, além da possibilidade de adicionar música. Os educadores da escola participaram de uma formação de robótica para produzir com os alunos.
[tdj-leia-tambem]
Dentre as diversas propostas de aprendizagens trabalhadas na robótica, estão temas como as figuras geométricas, os passos de crescimento das plantas e o processo de lavar as mãos. “Nós usamos o robô com o tema relacionado a nossa aula, eles aprendem com mais facilidade e os pequenos ficam fascinados ao produzir o trajeto dele, que veio para confirmar o que trabalhamos em sala de aula de uma forma inovadora e que chama a atenção dos alunos”, explicou a professora do grupo 4 D, Thaís Alves dos Santos.
“Eu estou adorando conhecer o Rob, é o nosso amigo que nos ensina muito”, contou Misael Oliveira, 5 anos. Jundiaí como Cidade Inteligente, prepara os pequenos cidadãos para o futuro e traz inovações que são implantadas de uma forma especial na educação.
Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação conta o motivo da EMEB Luiz Bárbaro ter sido a primeira escolhida para a nova ação. “A escolha para participar do projeto piloto deu-se por conta dos 50 anos da escola completados neste ano. Estamos realizados com o desenvolvimento positivo, dos bons resultados e retornos que já estamos recebendo por meio dos nossos meninos e meninas. Eles são o futuro, é para eles e por eles. O programa Escola Inovadora vem para realizar sonhos na educação”, declarou a gestora.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		