Confecção de placas de trânsito de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No primeiro quadrimestre de 2021, a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), já instalou 708 novas placas de sinalização de trânsito em vias públicas da cidade, com o intuito de intensificar as orientações de pedestres e motoristas. A ação ainda colabora com a campanha Maio Amarelo, tema dedicado à segurança no trânsito.

“Em maio, nossa cidade adere ao movimento Maio Amarelo, com ações direcionadas à educação de trânsito”, explica o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz. “Com a pandemia, voltamos nosso foco principalmente para ações digitais, com a distribuição de materiais para órgãos parceiros e à sociedade civil, além de postagens nas redes sociais.”

De acordo com a prefeitura, o número de implantações de placas neste período dobrou, em comparação com 2020. No ano passado, neste mesmo período, a cidade registrou 358 placas instaladas, segundo dados da Divisão de Sinalização.

“Esse trabalho é essencial para o trânsito da nossa cidade e exige grande responsabilidade, pois, se tratando de sinalização, estamos lidando com a segurança dos nossos motoristas e pedestres. A preservação da vida é o nosso foco”, destaca o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.

[tdj-leia-tambem]

Produção de placas

As placas de trânsito instaladas na cidade são feitas pela própria gestão de Mobilidade e Transporte. A produção acontece em um galpão, no Complexo Fepasa. Segundo o chefe da Divisão de Sinalização, José Pedro Santiago, as placas instaladas ou trocadas seguem pedidos de diferentes lados.

“Recebemos pedidos da população, por meio do canal 156 e solicitações dos próprios agentes de trânsito, que estão nas ruas e observam os locais que precisam de novas placas ou de trocas”, explica José Pedro.

Além disso, a UGMT também atualizou sinalizações horizontais, ou seja, as pinturas das vias de Jundiaí. Em 2021, a unidade de gestão já realizou as pinturas de 9,8 mil m² de vias públicas. Os meses de março e abril representam o aumento do trabalho, com 6,2 mil m², o dobro de janeiro e fevereiro.