Jundiaí integra Rede Ruas Completas SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

A cidade de Jundiaí passou a integrar a rede Ruas Completas SP, que foca em um trânsito seguro e conforto dos usuários com ruas desenhadas e conceito de distribuição democrática do espaço. A Ruas Completas é composta por cerca de 20 cidades do Estado de São Paulo, e a iniciativa oferece, por cinco anos, apoio técnico aos projetos da gestão, ações e estratégias de segurança viária, priorizando usuários de caminhada e ciclismo.

“A adesão de Jundiaí à Rede Ruas Completas SP é mais um passo em direção ao compromisso com o trânsito seguro, em consonância com a Cidade das Crianças, para estimularmos que as famílias levem os alunos a pé até a escola. Trabalhamos para ampliar a acessibilidade nos espaços públicos, nesta semana, apresentamos o portal com o mapeamento de Pessoas com Deficiência em Jundiaí. Essas ações, em conjunto, propiciam que Jundiaí seja uma boa cidade para todos”, declara o prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado. 

A rede é liderada por organizações como WRI Brasil (World Resources Institute), Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP). Além disso, parte da ação partiu da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que deverá apoiar as ações para segurança viária de São Paulo entre 2021 e 2025.

“Nos últimos anos, os países perceberam que as cidades foram construídas com foco no automóvel. Atualmente, trabalha-se para o resgate do espaço público para o cidadão. Na rua pode acontecer o lazer, a brincadeira,  além da mobilidade. O foco está no desenvolvimento de projetos que incentivem as pessoas a fazer trajetos a pé ou de bicicleta”, comenta o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Participação de Jundiaí

Jundiaí integra a rede Ruas Completas SP com outros municípios, como Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O critério de seleção das cidades que participariam do projeto se baseou em compromisso com a redução de mortes e lesões no trânsito e redução de velocidades máximas em vias urbanas, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, os investimentos em Jundiaí para campanhas de conscientização e fiscalização focam justamente em reduzir as mortes em acidentes de trânsito.

“Nos últimos anos, o número de acidentes tem diminuído na nossa cidade, mas ainda é possível conquistar números melhores”, afirmou.

“Jundiaí é uma cidade diferenciada, na qual os serviços públicos trabalham diariamente para melhorar nossos espaços de convivência e deslocamento”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Para tanto, nossas obras e investimentos estão alinhados com o bom planejamento, com impactos positivos em todos os bairros.”

[tdj-leia-tambem]