Agente da Saúde de Jundiaí aplicando vacina da Febre Amarela
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em resposta ao aumento de casos de Febre Amarela no estado de São Paulo, a cidade de Jundiaí tem intensificado suas ações de prevenção, especialmente nas áreas rurais. No último sábado (8), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira realizou visitas em 88 casas localizadas na região Norte da cidade. Essa ação faz parte da estratégia da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para prevenir a doença na cidade.

Durante as visitas, a equipe da UBS Corrupira verificou a situação vacinal de 177 pessoas nos bairros Fernandes, São José da Pedra Santa e Condomínio Vista Alegre. Das pessoas abordadas, 29 receberam a vacina contra a Febre Amarela, 114 já estavam imunizadas e 34 recusaram a dose. Mesmo com a recusa, a equipe orientou os moradores sobre a importância da vacinação e a necessidade de procurar o imunizante durante a semana.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo, destaca a importância de conter a circulação do vírus da Febre Amarela na cidade. Apesar de Jundiaí não registrar casos da doença, o aumento da transmissão no país e os registros crescentes em São Paulo exigem atenção e prevenção.

A vacinação continua sendo a principal forma de combater a doença, e a equipe da UBS Corrupira seguirá com ações nos bairros rurais, divulgando os próximos locais a serem visitados ao longo da semana.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Disponibilidade da vacina

A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de Jundiaí, no horário de atendimento das salas de vacinação. O esquema vacinal consiste em dose única para a população a partir de 5 anos. Para crianças de 9 meses até 4 anos, são necessárias duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

Histórico da Febre Amarela em Jundiaí

Nos últimos dois anos (2023 e 2024), Jundiaí não registrou casos de Febre Amarela. No entanto, nos anos de 2017 e 2018, a cidade enfrentou a circulação intensa do vírus, com a ocorrência de epizootia (morte de macacos) e registros de dois casos positivos da doença em humanos.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. A doença possui dois ciclos de transmissão: silvestre (em áreas rurais ou de floresta) e urbano. A transmissão ocorre pela picada de mosquitos infectados, e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

[tdj-leia-tambem]