Fiscal da UGMT (à direita) avalia funcionamento de elevador de ônibus no Terminal Cecap em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Durante essa semana, fiscais da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí realizam uma vistoria nos elevadores de acessibilidade dos ônibus do transporte público da cidade. O trabalho acontece em todos os terminais rodoviários da cidade, com os profissionais analisando se há problemas que impeçam a funcionalidade do equipamento, voltado para cadeirantes.

Caso algum fiscal da UGMT se depare com um elevador com problemas, o ônibus é recolhido à garagem e a empresa é notificada. Se a empresa não fizer a manutenção, em uma segunda vistoria ela é autuada.

“A acessibilidade é fundamental para o transporte público, é dar opção para todos”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

“Nós estamos atentos ao serviço oferecido ao nosso usuário e fazemos fiscalizações constantes para que seja mantida a qualidade do sistema.”

Marco Antonio dos Santos, assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, ressalta como a fiscalização periódica é importante. “Tanto a fiscalização quanto a manutenção são primordiais, pois em nossa cidade muitas pessoas com deficiência utilizam o transporte público.”

De acordo com dados do Governo do Estado de São Paulo, em Jundiaí há 7.404 pessoas que vivem com deficiência motora.

[tdj-leia-tambem]