Fiscalização de comércio e aglomerações em Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí decidiu intensificar a operação de fiscalização de comércios e aglomerações, garantindo o cumprimento dos protocolos sanitários da fase emergencial vigente na cidade. A decisão foi tomada após o crescimento de internações de pacientes com Covid19 e a urgência em conter a circulação de pessoas, evitando a maior disseminação da doença.

De acordo com o portal da prefeitura, entre sexta-feira (19) e domingo (21), o Centro de Operações Táticas da Guarda Municipal de Jundiaí atendeu 34 ocorrências de aglomerações em toda a cidade. A maior de todas foi registrada no final de domingo, no Espaço Vale Azul, com 300 pessoas reunidas, sem respeitar o distanciamento social e sem usar máscaras.

Neste final de semana, a ação também registrou ocorrências em praças, bares, pesqueiros e em postos de conveniência, e a operação orientou sobre as regras e protocolos sanitários em todos os locais. “Intensificamos o trabalho, com fiscalização mais rígida no caso de pancadões, eventos e festas. Em relação ao final de semana passado, quando realizamos 48 atendimentos, houve uma diminuição, mas ainda não é o ideal”, comentou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

“Estamos vivenciando o pior momento da pandemia, com aumento expressivo de casos, e é fundamental que a população tenha consciência e evite a circulação desnecessária, além de aglomerações. Não podemos voltar a registrar situações como a que ocorreu no Vale Azul”. Em 10 dias de fiscalização, a GMJ atendeu quase 140 casos.

No comércio

Ainda no último final de semana, a Divisão de Fiscalização do Comércio e do Ambulante (DFCA) averiguou 11 estabelecimentos comerciais. A operação terminou com nove notificações, mas nenhuma multa. Nestes casos, os comerciantes também receberam orientações sobre os riscos do contágio da doença na cidade.

Desde março de 2020, quando o projeto de fiscalização começou, a DFCA já notificou 1.411 estabelecimentos, interditou 62 e autuou e multou 194.

Atualmente, a cidade está se aproximando do seu limite de oferta de leitos para tratamento da doença. Sendo assim, a contenção da circulação é a alternativa mais eficiente no momento.

“O Poder Público está fazendo tudo o que está ao seu alcance para evitar o agravamento da situação, mas precisa da colaboração das pessoas. Somos solidários a todos que perderam parentes e amigos e precisamos estancar essas mortes. Estamos atuando para proteger nossa economia e os empregos e vamos achar saídas para os problemas. Mas, chegamos no limite. Aqueles que desrespeitarem o decreto e descumprirem os protocolos sanitários estarão sujeitos à responder por crime contra a saúde pública”, ressalta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

As denúncias de aglomerações e descumprimento dos protocolos sanitários podem ser registradas através dos telefones da Guarda Municipal de Jundiaí (153 ou 4492-9060) ou pelo App Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]