Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o retorno das aulas, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí intensificou o monitoramento e a orientação de trânsito nas vias próximas às escolas. Assim, os agentes permitem melhor fluidez e segurança viária, principalmente durante o período de entrada e saída dos estudantes.

Durante a ‘Operação Escola’, os agentes permanecem, geralmente em dupla, em frente às escolas. Quando necessário realizam interferências para preservar vagas prioritárias, dão apoio nas travessias de pedestres, além de orientar pais, mães e responsáveis.

“A volta às aulas sempre chega com expectativas boas. Jundiaí é uma cidade enorme, e a orientação de trânsito faz uma grande diferença para a segurança de todos”, afirma Amanda Sepresse Teodoro, mãe de um aluno da EMEB Joaquim Candelário de Freitas.

“Os agentes permanecem em locais estratégicos, principalmente, para evitar estacionamentos irregulares e orientar a travessia dos alunos”, explica o diretor de Trânsito, Esdras Benedito Cintra Junior. “No caso das vans escolares, por exemplo, é necessário que as vagas estejam sempre livres, porque elas transportam um maior número de estudantes, e normalmente atendem mais de uma escola. Outro fator preocupante é o desembarque em fila dupla, uma vez que há grande risco com motocicletas e/ou bicicletas transitando nos corredores”, .

Transporte Público

Para atender a demanda de estudantes, algumas linhas de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) de Jundiaí também passam por adequações de horários.

As linhas universitárias, 410 e 420, por exemplo, fazem atendimento direto, entre 18 e 19 horas (para a entrada dos estudantes) e das 21 às 22h30 (para a saída). Elas passam pelas faculdades e universidades. Além disso, são realizadas alterações em horários de linhas que atendem estudantes das escolas estaduais. Entre elas, a 430, 582 e a 584, que circulam pela região dos bairros Vila Rami, Comercial, Paiol Velho e Terra Nova, passando pela Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti.

[tdj-leia-tambem]

As adequações ocorrem de acordo com o cronograma das unidades escolares. A rede estadual retornou às aulas no dia 3 de fevereiro. Já as universidades estão voltando gradativamente, por isso, os técnicos de Transporte da UGMT reforçam o acompanhamento de itinerários e a programação horária.

Mais informações sobre linhas e horários das viagens podem ser consultadas no site do SITU (situ.jundiai.sp.gov.br). Além disso, o usuário pode utilizar o aplicativo Cittamobi, que permite ver a localização do ônibus em tempo real.