Parque do Tulipas, em Jundiaí.
No Jardim Tulipas, investimentos foram realizados em para a revitalização dos espaços (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, em São Paulo, foi reconhecida como a terceira melhor cidade para se viver no Brasil entre as 100 maiores, de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan Analytics em 2024.

O município destacou-se pelos altos índices de qualidade de vida, superando muitas metrópoles, graças a investimentos em infraestrutura, saúde, educação e lazer, além de uma economia sólida e proximidade com grandes centros como São Paulo e Campinas.

Sob a gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade dobrou o número de parques e praças, ampliando os espaços públicos para lazer e prática esportiva. “Esse reconhecimento não é por acaso. Nossos projetos foram direcionados para transformar Jundiaí em uma cidade completa, que oferece saúde, educação, segurança, lazer e cuidado com a natureza. Um lugar bom para as crianças e para todos”, afirmou o prefeito.

Entre os investimentos recentes, destacam-se a revitalização dos Parques Eloy Chaves, Jardim das Tulipas e o Parque do Trabalhador (Corrupira), com um aporte de R$ 5 milhões. No Corrupira, as obras incluem a construção de uma quadra poliesportiva, um meliponário em parceria com a EMEB Maria Angélica Lourençon e novos brinquedos estruturantes.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Outros parques também receberam melhorias. O Parque do Engordadouro teve banheiros reformados, enquanto o Eloy Chaves passou por modernizações, como troca de iluminação e revitalização de pontes e decks. Na região Sul, o Santa Gertrudes ganhou uma praça pet e um novo parque urbano, atendendo a crescente demanda local.

Parque do Engordadouro recebeu melhorias na estrutura (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Dobrar a quantidade de parques e praças pet reflete nosso compromisso com a qualidade de vida. Planejamos espaços próximos a grandes concentrações populacionais para incentivar atividades físicas e lazer. Isso é parte de uma visão mais humana e planejada para a cidade”, destacou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

Impacto diário na vida dos moradores de Jundiaí

Com mais de 20 praças pet e 10 parques públicos, Jundiaí registra cerca de 5 mil visitantes diários em seus espaços revitalizados. Um exemplo de sucesso é o Parque Urbano Espelho d’Água, projetado em parceria com crianças da EMEB Flórida Mestag e que hoje é uma das principais áreas de lazer da cidade.

O Parque Botânico Prof. Aziz Ab’Saber, no Jardim das Tulipas, também passa por ampla revitalização, com investimento de R$ 1,5 milhão. As melhorias incluem novas pistas de caminhada, quadras poliesportivas, quiosques, banheiros, iluminação em LED, e reforma dos lagos e pontes.

Um futuro promissor

A consolidação de Jundiaí como uma das melhores cidades para viver no Brasil é fruto de uma gestão focada na valorização de espaços públicos e no bem-estar da população. “Nosso objetivo é promover uma cidade mais saudável e humana, com espaços pensados para todos os moradores”, reforçou Eduardo Valença, gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Com o reconhecimento nacional, Jundiaí solidifica sua posição como referência em qualidade de vida, planejamento urbano e cuidado com o meio ambiente.

[tdj-leia-tambem]