
A Prefeitura de Jundiaí está prestes a iniciar a quarta fase do Programa Mais Asfalto, com um investimento substancial de R$ 40 milhões. O objetivo é recapear 500 mil metros quadrados de ruas e avenidas, abrangendo todas as regiões da cidade. Essa etapa ambiciosa visa melhorar significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos.
Melhorias em mobilidade e segurança viária
O Prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância do programa, afirmando: “A requalificação de ruas e avenidas representa um investimento em segurança viária, qualidade de vida e valorização das regiões. Teremos, neste ano, a continuidade do Programa Mais Asfalto, que trouxe muitos benefícios à população de Jundiaí. Com planejamento, contemplamos ao longo da gestão todas as regiões da cidade”.
Com a conclusão desta fase, cerca de 70% das vias de transporte público terão sido recapeadas, o que impacta diretamente a vida de milhares de pessoas que dependem do transporte coletivo.
Bairros beneficiados e cronograma de obras
A revitalização terá início na Vila Progresso, expandindo-se para bairros adjacentes como Jardim do Lago e Jardim Esplanada. A região central, Cecap, Jardim Florestal, Colônia, São Camilo, Jardim Caçula, Jardim Tamoio, Jardim do Lírio, Cidade Nova, Jardim Danúbio, Jardim Samambaia, Retiro, Jardim Tulipas, Fazenda Grande e Jardim Novo Horizonte também estão no cronograma de obras.
Impacto positivo para moradores e comerciantes
Cássio Amaral, proprietário de um centro automotivo na rua Carlos Gomes, já experimentou os benefícios do programa em fases anteriores. Ele relata que o novo asfalto valoriza o seu estabelecimento e melhora a qualidade de vida na região. “O asfalto valoriza e traz mais qualidade. Antes, quando passavam veículos muito pesados havia muita trepidação e acarretava em danos da estrutura do prédio. Com a rua lisinha, isso não acontece. É muito bom”, avalia.
Investimento contínuo em infraestrutura viária
A requalificação de vias é uma prioridade da gestão municipal. Desde 2017, foram investidos mais de R$ 107,2 milhões em recapeamento e pavimentações, totalizando mais de 1,4 milhão de metros quadrados de vias revitalizadas. Além do recape tradicional, o programa também inclui pavimentação ecológica por meio do programa Caminhos Sustentáveis.
Planejamento e prioridades para obras futuras
Adilson Rosa, Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, ressalta o planejamento cuidadoso por trás das obras: “Trabalhamos dentro de uma programação, de acordo com critérios técnicos, necessidades e prioridades. Desde o início da gestão temos realizado investimentos robustos em requalificação de vias, para garantir mais conforto aos motoristas”.