urnas eletrônicas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As eleições de 2022 começaram neste domingo (2), e é comum que algumas urnas eletrônicas apresentem algumas falhas no processo de votação. Assim, esses aparelhos são substituídos por novos, sem interferir na apuração de votos mais tarde.

O Tribuna de Jundiaí entrou em contato com os três cartórios eleitorais da cidade (65ª, 281ª e 424ª), para contabilizar o número de urnas eleitorais substituídas até o momento.

De acordo com os funcionários dos Cartórios Eleitorais, Jundiaí já trocou cerca de 22 urnas eletrônicas, em diferentes locais de votação.

A 65ª Zona Eleitoral contabilizou 7 substituições, entre as escolas EE Padre Maurílio Tomanik, no Parque Cecap, e na EE Alessandra Cristina Rodrigues De Oliveira Pezzato, no Parque Residencial Jundiaí.

Enquanto isso, a 281ª Zona Eleitoral registrou 10 urnas trocadas. Entre os locais estão a EMEB Dr. José Romero Pereira, na Vila Isabel Eber e o Colégio Divino Salvador, na Vila Arens.

Já a 424ª Zona Eleitoral nos informou a substituição de cerca de 5 urnas eletrônicas, entre as escolas EE Coronel Siqueira Moraes, na Vianelo, e EE Professor João Batista Curado, no Jardim Tarumã.

As eleições desse ano elegerão cinco cargos: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. A votação vai até às 17h, em todo o território brasileiro.