Jundiaí lança nova campanha para evitar acidentes de trânsito

Visando reduzir o número de acidentes de trânsito em meio à pandemia, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, iniciaram uma nova campanha educativa para conscientizar os motoristas que transitam pelas vias da cidade. O intuito é fazer com que eles se atentem, respeitem a sinalização no trânsito e evitem acidentes com vítimas e óbitos. “Sabemos que, infelizmente, muitas vidas são perdidas, e muitas pessoas acabam ficando com sequelas graves por causa dos acidentes”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

A campanha vai incluir 100 faixas de grande proporção nas principais vias de circulação com mensagens direcionadas aos motoristas, com oito abordagens diferentes, como respeitar o semáforo, o limite de velocidade, o ciclista, usar a seta, o capacete, a faixa de pedestre e não utilizar o celular enquanto dirige e escapamento barulhento. O gestor explica ainda que “as faixas têm mensagens importantes, escolhidas com critério, e foram colocadas em pontos estratégicos, com grande movimento de veículos e pessoas”.

Além disso, serão feitas postagens e vídeos nas redes sociais da Prefeitura com conteúdos de alerta para ressaltar a importância do respeito às leis de trânsito. Dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo registraram 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos, em janeiro e fevereiro de 2021. No mesmo período de 2020, foram registrados 328 acidentes não fatais. Em janeiro, foram 146 e em fevereiro, 182. Ao longo de 2020, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.  Os dados de março ainda não foram disponibilizados.

Multas educativas

A partir da próxima semana, no dia 14 de abril, motoristas que cometerem infrações em locais com presença de fiscalização eletrônica vão receber multas educativas, ainda sem oneração. O diretor de Trânsito, Renan de Oliveira Corte Brilho, explica que, nesta fase, os radares instalados irão registrar as infrações, mas ainda não vão multar. “Esses equipamentos farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados”, detalha Renan.

Após essa etapa, onze radares instalados serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para assegurar funcionamento regular, conforme prevê as especificações técnicas. Todos os locais serão sinalizados, de acordo com a legislação brasileira de trânsito, com o objetivo de alertar e orientar o motorista.

Um mapa com os pontos de radares no município está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura de Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]