Jundiaí lança painel inteligente com dados sobre dengue, zika e chikungunya
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o foco nas ferramentas de Cidade Inteligente, Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), lançou o painel de metadados das arboviroses. Esse painel divulga indicadores de casos (positivos, negativos e em análise) de dengue, zika e chikungunya. Além disso, no espaço, o órgão destaca os bairros com maior número de ocorrências das doenças. A metodologia, lançada durante a pandemia da Covid-19, tem como foco a transparência das informações e facilita o acesso aos dados para a população.

A Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) e Vigilância Epidemiológica (VE), disponibilizavam os dados contabilizados sobre as arboviroses semanalmente em boletim epidemiológico. “O painel vem para substituir o boletim em pdf, com uma forma mais dinâmica dos dados. O sistema inteligente garante a visualização imediata, da situação epidemiológica na cidade e informa a população sobre o seu bairro, já que pelo mapa de aglutinados de casos disponível, é possível identificar quais os bairros com a maior ocorrência da dengue”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Além disso, o gestor lembra que o combate aos mosquitos transmissores é responsabilidade de todos. “Eliminar os pratos dos vasos e qualquer outro objeto que possa acumular água no quintal, são atitudes simples e que garantem a proteção de todos”, ressalta.

[tdj-leia-tambem]

Controle das arboviroses em Jundiaí

Esses dados são essenciais para o planejamento estratégico das ações de controle. “Assim que recebemos as notificações dos suspeitos de arboviroses, nossas equipes seguem para a investigação epidemiológica em campo. O diagnóstico é concluído e o painel é alimentado, analisamos a situação real de cada região, mais uma ferramenta para o controle das arboviroses. A população poderá utilizá-la também, acessando no site da Prefeitura Municipal de Jundiaí”, comentou a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

Para acessar o painel, basta clicar no ícone Boletim Epidemiológico, na página principal do site da Prefeitura de Jundiaí.