Gustavo Maryssael
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí lançou o “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos”, com o objetivo de reconhecer o trabalho de empresas e estimular ações relacionadas à valorização dos direitos humanos. A iniciativa é da Unidade de Gestão da Casal Civil (UGCC), por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, atrelado à temática de Direitos Humanos, e em parceria com a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). 

“Queremos identificar iniciativas e práticas de promoção dos direitos humanos no ambiente empresarial e incentivar uma reflexão quanto à responsabilidade das empresas com o respeito aos direitos humanos”, informa o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, sobre o Selo, cujo decreto foi publicado na Imprensa Oficial desta sexta-feira (25). “Além de propiciar o desenvolvimento econômico, com atração de empresas e criação de empregos, a gestão Luiz Fernando Machado olha para o ser humano e o valoriza.”

O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, lembra que o selo reconhece publicamente práticas responsáveis e, uma vez conferido à empresa, ele tem validade de um ano. “A escolha dos contemplados se dará por intermédio de uma avaliação das ações praticadas pela empresa, por meio de uma Comissão Julgadora”, informa Lopes.

[tdj-leia-tambem]

Essa Comissão será composta por integrantes do Núcleo de Articulações de Políticas Públicas, representantes de Conselhos Municipais e um representante da UGCC e da UGDECT. Os requisitos e critérios para inscrição, apresentação, avaliação e julgamento dos trabalhos serão estabelecidos em Edital de Chamamento Público.

O Jundiaí Empreendedora virou política de Estado, com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Com a legislação, aprovada em dezembro, foram regulamentadas doze ferramentas que compõem o programa, entre elas o Selo. Outras delas são: o Portal Jundiaí Empreendedora, seu Espaço Físico, coworking público, Acessa Jundiaí, Balcão Exporta+Jundiaí, Plano de Desenvolvimento Local, Rodadas de Negócios Internacional e Nacional, Fomento às Empresas Juniores, Sistema Jundiaí de Inovação, Qualifica Jundiaí e Jundiaí Empreendedora nas Comunidades.

Todas as informações sobre o selo “Empresa Amiga dos Direitos Humanos” podem ser obtidas na página 9 da edição 5064 da Imprensa Oficial do Município.