
Neste domingo (30), a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí liberou o acesso da Avenida Barão do Rio Branco à Avenida União dos Ferroviários, na Vila Arens. A requalificação da região tem como foco a fluidez no trânsito e a melhoria da mobilidade dos pedestres. A obra segue em andamento com conclusão prevista em 20 dias.
“Isso aqui ficou nota 10. Melhorou demais para quem passa aqui todos os dias”, disse o motorista de ônibus Fabiano Soares Moreira de Oliveira. Há seis meses ele faz as viagens da linha Tijuco Preto saindo do Terminal Vila Arens. O motorista acredita que fará o trajeto com a redução de seis a dez minutos. “O tempo entre as viagens é curto no dia a dia. Tenho certeza que, principalmente em horários de pico, a mudança será importantíssima.”
Fenando Elias Pereira Junior, morador de Várzea Paulista que passa a pé pelo local frequentemente para acessar a Estação Ferroviária aprovou as obras. “As novas faixas de pedestre nos dão mais segurança na travessia. Além disso, a gente que vem de ônibus do Centro sabe da demora que era passar pelo retorno. Esse novo caminho vai fazer a gente ganhar tempo.”

Mobilidade em Jundiaí
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que visitou o local no domingo para acompanhar a liberação da via, mencionou que a mobilidade é uma das prioridades do Governo.
“Essas pequenas intervenções são tão importantes quanto as grandes obras. Elas contribuem para a melhoria na fluidez. Vale lembrar que todo o trabalho é realizado com base no nosso Plano Municipal de Mobilidade, que tem ações inteligentes, com o pedestre como prioridade”, disse.
O gestor interino da UGMT, Leslie Litano Tealdi, chamou a atenção para a segurança no local. “Antes da obra, registrávamos um grande número de atropelamentos. Agora, extinguimos a faixa de pedestres antiga e fizemos um jardim para direcionar o trajeto do pedestre. Dessa forma, temos a expectativa de que as pessoas façam a travessia de forma segura. Além disso, esperamos a redução de eventuais conflitos no trânsito.”
Mais obras
A obra prevê a instalação do piso podotátil, que já está em andamento. Além disso, serão realizados ajustes nas ciclovias da região. A praça em frente ao Terminal será a conexão entre as três aproximações da malha cicloviária, sendo a da Barão do Rio Branco, que já chega; a da Ferroviários, que vem do Espaço Expressa junto do gradil do Terminal; além da ciclovia que acompanhará o Projeto Trem Intercidades (que ligará São Paulo Jundiaí e Campinas) pelo canteiro central que vem da Agapeama.