Espaço Girassóis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se prepara para dar mais um passo rumo à inclusão. No próximo domingo (12), às 8h30, será lançado oficialmente o Espaço Girassóis, um projeto inovador que promete transformar o Mundo das Crianças no maior jardim sensorial da América Latina.

Com 4 mil metros quadrados, o novo ambiente foi idealizado pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a DAE Jundiaí e nasce com o propósito de ampliar a acessibilidade e promover experiências lúdicas e educativas em meio à natureza, especialmente voltadas ao público neurodivergente e às pessoas com deficiências ocultas.

Um abraço sensorial para todas as crianças

O projeto arquitetônico é inovador e multissensorial, unindo natureza, arte, educação, saúde e lazer em um ambiente acolhedor, como já é marca do Mundo das Crianças.

Mais do que um espaço físico, o Girassóis propõe um verdadeiro abraço sensorial, estimulando o desenvolvimento infantil, a integração social e o bem-estar emocional.

Para o prefeito Gustavo Martinelli, o novo espaço reforça o compromisso de fazer de Jundiaí uma cidade inclusiva e acolhedora.

“Ele nasce com o mesmo propósito que inspirou a criação do Clube de Mães Atípicas, do Fundo Social, um programa que acolhe, escuta e orienta mães atípicas, oferecendo suporte e encaminhamento para os serviços da Prefeitura. Assim como essas iniciativas, outros projetos intersetoriais já estão sendo estruturados, para ampliar o cuidado e o acolhimento a todas as famílias que mais precisam. Estamos construindo, juntos, uma cidade que acolhe, respeita e oferece oportunidades para todos”, destaca.

Brincar, sentir e aprender: o parque da inclusão

Cada detalhe do Espaço Girassóis foi pensado para estimular os sentidos e proporcionar experiências únicas:

  • Trilha sensorial tátil e psicomotora
  • Brinquedos sonoros de baixa intensidade com dissipação acústica pela vegetação
  • Caixa de areia com brinquedos de movimento vestibular e psicomotor
  • Jardim olfativo com plantas de cores suaves e aromas não agressivos
  • Área psicomotora com piso emborrachado e brinquedos adaptados para PNE/PCD
  • Brinquedos visuais e de sombra projetada
  • Casa de Apoio com enfermaria e banheiros acessíveis
  • Espelho d’Água para experiências sensoriais com a água

Um espaço para acolher, ensinar e inspirar

O diretor-presidente da DAE JundiaíLuiz Roberto Del Gelmo, ressalta o impacto social e emocional do projeto:

“Com o Espaço Girassóis, daremos um passo importante, criando um ambiente com objetivo de acolher, ensinar, inspirar e evoluir, onde cada criança poderá explorar o Mundo das Crianças de forma única e inclusiva”, afirma.

Além de promover inclusão e acolhimento emocional, todas as atrações foram planejadas para estimular o desenvolvimento motor e cognitivoreduzir a ansiedademelhorar o foco e favorecer a interação social e a comunicação.

Inauguração prevista para 2026

Espaço Girassóis tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026 e promete consolidar Jundiaí como referência em inclusão e acessibilidade infantil no Brasil e na América Latina.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]