
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão permanece fechado ao longo do mês de novembro, para a desmontagem da exposição “Jundiahy… Jundiaí!” e montagem da tradicional exposição de presépios, que todos os anos abrilhanta as comemorações do aniversário de Jundiaí e do Natal no Centro. Durante este período, os jardins do Solar seguirão abertos para visitação gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h.
Quem visitar os jardins poderá conferir a exposição Taipa e Palavra, com 28 fotos da artista Isabella Ferraro com cenas da cidade, acompanhadas de textos reflexivos, como citações literárias, registros orais e da memória jundiaiense. A mostra parte do conceito da taipa, técnica construtiva típica do período colonial, e busca celebrar a materialidade de emblemáticos lugares da cidade, caso do próprio Solar do Barão, como ressalta a artista.
[tdj-leia-tambem]
Nos jardins encontram-se também as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. Com o intuito de atuar no desenvolvimento infantil pleno nos primeiros anos de vida, as instalações, como a casa da árvore, as pinturas de chão que simulam a flora e fauna do Rio Jundiaí, as placas com QR Codes para o canto dos pássaros e os brinquedos de madeira promovem o incentivo ao brincar, o resgate da memória afetiva dos cuidadores e o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos visitantes.