
A cidade de Jundiaí estará representada na 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para outubro em Brasília. O técnico Renato Augusto Lupianhi, do Departamento de Meio Ambiente (DMA), foi eleito delegado titular pelo segmento do Poder Público Executivo Municipal durante a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizada no final de junho, na capital paulista.
A delegação paulista também contará com Cristiano Vargas, coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, como delegado suplente.
Participação de Jundiaí terá foco regional
Renato Lupianhi celebrou a oportunidade de defender propostas que impactam diretamente o desenvolvimento urbano das cidades paulistas.
“Estou muito entusiasmado em poder representar a nossa cidade e nossa região metropolitana em Brasília na Conferência Nacional. Será uma honra defender as propostas eleitas pelo nosso estado e contribuir com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em conjunto com delegados e delegadas de todo o Brasil. Pretendo levar as demandas e olhares da nossa Prefeitura e do nosso Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí, que tem sede em nosso município, e fazer uma bonita representação na capital federal”, afirmou o técnico.
Eixos temáticos serão discutidos na conferência
Organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o encontro estadual consolidou propostas vindas de conferências municipais. Os debates envolveram representantes do poder público, movimentos sociais, setor privado e outros segmentos, organizados em quatro eixos temáticos:
- Urbanismo e Habitação
- Infraestrutura e Mobilidade
- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
- Cidades Inteligentes, Governança e Participação Social
As propostas aprovadas nessa etapa estadual servirão de base para a formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que promoverá cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Região estará ativa no debate urbano
Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), André Ferrazzo, a participação da região em espaços decisórios é estratégica.
“Estar presente nesses espaços é essencial para que possamos colaborar com soluções que atendam aos desafios urbanos de forma integrada, levando em conta as particularidades de cada município e região”, destacou.
A presença de Jundiaí e de outras cidades da Região Metropolitana irão reforçar o protagonismo regional na construção de políticas públicas urbanas em nível nacional.
Mais informações sobre a 6ª Conferência Nacional das Cidades poderá ser acessadas no site oficial da REDUS: www.redus.org.br/concid24/brasil/conferencia-nacional.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4