
Representantes da Prefeitura de Jundiaí marcaram presença, na última semana, na programação da COP30, realizada em Belém (PA). A participação teve como objetivo trazer ao município novas ideias, iniciativas e parcerias capazes de fortalecer as políticas públicas locais — especialmente em um momento em que a conferência se aproxima do encerramento, previsto para esta sexta-feira (21). Entre os destaques da agenda jundiaiense estiveram debates sobre cidades, educação e infância.
Educação ambiental em pauta na COP30
A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi representada por Marina Formis de Oliveira, supervisora do Núcleo de Sustentabilidade. Ela destacou a importância de acompanhar diferentes frentes da conferência para ampliar o repertório e conectar Jundiaí a práticas inovadoras.
“Procuramos focar especialmente nas áreas de Cidades, Educação e Infância. Participamos do Dia da Educação e acompanhamos o lançamento do Plano Nacional de Educação Ambiental Escolar, um documento novo que estamos ansiosos para estudar e entender como poderá se conectar com Jundiaí”, afirmou.
Marina também ressaltou a participação na Mostra Infantojuvenil de Cinema Pelo Clima – Telas Amigáveis. “Jundiaí também levou seu vídeo, realizado pelo Escolas Pelo Clima, mostrando um pouco de como a educação ambiental acontece nas nossas escolas municipais. É por isso que estamos aqui, pelas conexões e por todo esse aprendizado”, completou.
O filme apresentado foi produzido pelo programa Escolas Pelo Clima, desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí e pela SME, reunindo ações voltadas à educação ambiental na rede municipal.
Agenda climática e articulações internacionais
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA) também integrou a delegação, representada pelo técnico em Meio Ambiente Renato Augusto Lupianhi. Para ele, participar de um evento dessa dimensão foi essencial para ampliar o conhecimento e fortalecer a atuação da cidade no enfrentamento às mudanças climáticas.
Renato acompanhou agendas sobre Adaptação, Cidades, Educação, Cultura, Justiça e Direitos Humanos. Segundo ele, essas temáticas estão diretamente relacionadas às ações realizadas pela SMPUMA.
O técnico avaliou a experiência como enriquecedora e estratégica para o futuro do município. Participar da COP30 foi, segundo ele, “uma oportunidade rara de trocas, diálogos e encontros no mais alto nível, voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas para as atuais e futuras gerações”.
A imersão na conferência também possibilitou ampliar o diálogo com diferentes instituições. “Essas conversas foram importantes para mostrar o que Jundiaí já faz e também para fortalecer nossa rede de contatos, abrindo caminho para novas parcerias e ações que queremos implementar no município”, afirmou.
Compromisso ambiental reforçado
A participação de Jundiaí na COP30 reforça o compromisso do município com a agenda climática e amplia as referências necessárias para fortalecer ações ambientais já em execução na cidade. Ao retornar de Belém, a comitiva traz novas perspectivas e conexões que poderão impulsionar projetos e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, educação ambiental e desenvolvimento urbano responsável.