
A Prefeitura de Jundiaí informou neste domingo (7) que, mesmo com a regressão da cidade para a fase vermelha do Plano SP, a frota de ônibus coletivo não será reduzida. De acordo com o órgão, serão mantidas nos primeiros 15 dias da determinação, as 6 mil viagens diárias, registradas no último mês.
Essa decisão mantém o atendimento à população que trabalha nos serviços essenciais que continuam funcionando. Assim, os profissionais não terão prejuízo sobre horários e itinerários.
Leslie Tealdi, Diretor de Transporte Público, avalia que, com a pandemia, o número de passageiros diminuiu. O número ainda foi mais reduzido durante o pico da pandemia. “Antes da pandemia tínhamos a circulação diária pelo sistema de 110 mil passageiros. Durante o pico da pandemia, esse número caiu para cerca de 24 mil pessoas. Nos dois últimos meses, a média foi de 60 mil pessoas/dias.”
Dessa forma, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGTM) prevê uma redução de aproximadamente 20 mil passageiros por dia com a fase mais restritiva do plano de flexibilização.
Medidas de prevenção
Desde a chegada do vírus em Jundiaí, o transporte público coletivo de Jundiaí passou por adaptações. Agora, com a fase vermelha, as medidas de prevenção serão intensificadas pela UGTM.
“Somente com o apoio de todos, no sentido de usar a máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento, será possível avançar na luta contra o Novo Coronavírus”, explica o gestor, Aloysio Queiroz.
Serão instalados mais totens de álcool em gel, iguais aos já instalados nos terminais. Além disso, as equipes da Gestão de Saúde de Jundiaí reforçarão as orientações e necessidade de atenção às regras sanitárias de proteção – individual e coletiva.
Também será intensificada a higienização dos veículos e limpeza das plataformas dos terminais. Atualmente, são realizadas com lavagens e produto sanitizante.