Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí complementou com nebulização veicular as ações para conter o avanço da dengue no bairro Ivoturucaia. Ao todo, a ação percorreu 24 quarteirões nesta terça-feira (27).

A região registra transmissão da doença e acumula 233, dos 682 casos confirmados em Jundiaí. Pela quarta vez neste ano, uma força-tarefa com as equipes da VISAM, Atenção Básica e Infraestrutura e Serviços Públicos, atua no território para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que também transmite a zika e a chikungunya.

“A nebulização atinge apenas o Aedes adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É uma medida que segue critérios técnicos e é feita após o trabalho de eliminação dos criadouros e em cenários com transmissão, não sendo recomendado que seja efetuado em todos os locais”, explica a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva. “A maneira mais eficaz de combatermos o mosquito é eliminando quaisquer objetos que podem acumular água dos imóveis e descartando corretamente o lixo”.

Monitoramento da dengue em Jundiaí

Em toda Jundiaí, ações para combate e enfrentamento da dengue estão sendo reforçadas. Desde dezembro, a Sala de Situação da Saúde monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente. Para que a população acompanhe a situação, a gestão municipal disponibiliza o Boletim de Arboviroses, neste link.

[tdj-leia-tambem]