Grupo de autoridades e representantes empresariais posando para foto em sala institucional da Prefeitura de Jundiaí, durante reunião sobre empreendimento sustentável de energia limpa e tecnologia.
Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, Rodrigo Radieski, Tiago Antunes, Gilson Pichioli (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí deu mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável ao receber representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, duas empresas de destaque nacional e internacional nas áreas de energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as companhias garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente abastecido por energia limpa e baseado no uso exclusivo de água de reuso — um modelo moderno, de grande porte e sem impacto no abastecimento hídrico local.

Logo na apresentação do projeto, as equipes reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos. O sistema também funcionará em circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional e seguindo diretrizes ambientais já adotadas pelo município.

Para o prefeito Gustavo Martinelli, a iniciativa está alinhada ao compromisso da cidade com inovação responsável.

“Jundiaí vive um momento de grandes oportunidades, mas nosso compromisso é claro: só avançamos com projetos que respeitem o meio ambiente e tragam benefícios reais para a população. Receber empresas que operam com energia renovável e reuso de água é fundamental para o desenvolvimento sustentável que buscamos. Essa parceria reforça que é possível crescer com inovação, responsabilidade e transparência”.

Empresas reforçam confiança no município

Líder nacional em energia renovável e fornecedora de grandes grupos como Ypê, Vale, Grupo Moura e Tivit, a Casa dos Ventos destacou que o empreendimento será referência em sustentabilidade. Segundo o CEO, Clécio Antônio Eloy,

“Nosso compromisso é entregar soluções energéticas que impulsionem o desenvolvimento, reduzam impactos ambientais e fortaleçam a economia local. Jundiaí reúne as condições ideais para projetos que exigem segurança, infraestrutura e visão sustentável de longo prazo. Estamos felizes em contribuir com energia 100% limpa para um investimento desse porte”.

Criadora e operadora dos maiores parques de tecnologia da América Latina, a Ascenty — que já possui duas unidades instaladas em Jundiaí — reforçou sua confiança na cidade. A companhia prevê mais de 600 empregos diretos e 3 mil vagas indiretas ao longo da implantação e operação. O CRO, Marcos Siqueira, afirmou:

“Jundiaí se consolidou como um ambiente favorável para projetos inovadores, com segurança jurídica, infraestrutura robusta e gestão pública comprometida com a economia digital. Nossa expansão aqui reúne tecnologia de ponta, baixo impacto ambiental e geração de emprego qualificado, contribuindo para o fortalecimento da cadeia nacional de tecnologia”.

O empreendimento é considerado um dos maiores da América Latina no segmento tecnológico. Além de não gerar impacto no abastecimento de água ou energia, reforça o eixo Inova+, estimulando pesquisa, inovação, formação de talentos e a consolidação da economia do conhecimento no município.

Ambiente favorável a grandes investimentos

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, o interesse de gigantes do setor comprova a força de Jundiaí no cenário nacional. “A chegada de empresas como Casa dos Ventos e Ascenty reafirma que Jundiaí oferece as condições ideais para investimentos de grande porte, com segurança, infraestrutura e políticas públicas que valorizam inovação, sustentabilidade e geração de empregos qualificados”.

Também participaram do encontro o diretor da Casa dos Ventos, João Caldas; Rodrigo Radieski (chefe de operações) e Luciana Tango (gerente de permissões), ambos da Ascenty; além de membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico — Gilson Pichioli, Tiago Antunes e Mark William — e a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Cássia Carpi.