
Nesta terça-feira (12), a Saúde de Jundiaí apresentou o projeto da Nova UBS Ivoturucaia para mais de 14 mil usuários dos serviços de Atenção Básica da região. Além de contar com quatro vezes o tamanho do prédio atual, o novo espaço terá o primeiro serviço de Baby Spa do Estado de São Paulo. A iniciativa incorporada garante mais uma proposta de política pública em Jundiaí, Cidade das Crianças.
De acordo com o gestor de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a gestão criou o projeto com participação de servidores e da comunidade. “A capacidade de oferta de serviços será dobrada, além de contar com sala para atendimento de urgência e emergência. Outra novidade é o espaço Baby Spa, o primeiro de todo o Estado de São Paulo, que terá atividades em banheira de hidromassagem para os bebês, para estimular o desenvolvimento”, explicou Texera.

Na reunião, que teve a organização do vereador Rogério Ricardo da Silva e a participação do presidente da Câmara Antonio Carlos Albino, representando o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Governo e Finanças José Antonio Pariomoschi, além do vereador Faouaz Taha e o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa, o representante do bairro na Casa de Leis elencou as conquistas da região nos últimos anos.
“Hoje é um dia de festa, pois a UBS nova é um sonho da comunidade. Já conseguimos asfalto em ruas de terra, recapeamento, iluminação em Led, infraestrutura pluvial e mais vagas em creche. A UBS é um legado da gestão do prefeito Luiz Fernando para a cidade”, detalhou o vereador Rogério.
Prazos
Agora, com o projeto arquitetônico pronto, a Nova UBS Ivoturucaia segue para o desenvolvimento de projetos complementares como de ar-condicionado e de dados. A previsão para o lançar o edital para a licitação é outubro e encerramento dos procedimentos administrativos no início de 2024. Assim, a partir da seleção da construtora responsável, a obra deve começar no primeiro trimestre do ano que vem. De acordo com Texera, o projeto da Nova UBS receberá investimento estimado em R$ 5 milhões.
Morador no bairro há 24 anos José Belarmino trabalhou por 18 anos como agente comunitário de saúde no Ivoturucaia. “É com grande alegria e satisfação que eu hoje vejo se realizar a necessidade de todos os moradores daqui. Somos mais de 14 mil pessoas que utilizam dos atendimentos odontológicos, médicos, vacinas, procedimentos e medicamentos”, comemorou.
[tdj-leia-tambem]