
Mais um piscinão, a fim de armazenar a água das chuvas e prevenir enchentes, é construído no Jardim das Tulipas, localizado no Vetor Oeste da cidade. A construção ocorre nas duas principais vias: a Estrada Municipal do Varjão e a Avenida Adelino Martins.
A obra, que já foi iniciada pela prefeitura de Jundiaí, está em fase de instalação de válvulas de contenção, bem como à manutenção das galerias que se encontram com infiltração. A expectativa de encerramento da obra é de 60 dias.
Esse é segundo piscinão construído na região e funcionará como um reforço para o primeiro, construído em 2019. A ampliação trará mais segurança aos moradores da região, principalmente nos meses mais chuvosos do ano.
O primeiro piscinão tem capacidade de 7 milhões de litros d’água, enquanto o segundo terá capacidade para 9 milhões de litros.

A intervenção está sendo realizada com recursos fornecidos pela prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), inclusive os materiais e os colaboradores.
“Os investimentos nos bairros são importantes para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas. O piscinão trará mais segurança e conforto para os moradores para as épocas em que há chuvas intensas”, salienta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Os moradores do bairro aguardam pela melhoria, principalmente pela sensação de segurança que ela trará nos dias mais chuvosos. “Temos o Rio Jundiaí que passa por aqui e suas margens estão cada vez mais próximas das nossas casas. Há muito tempo sofremos com as enchentes e inundações e esperamos que este problema seja resolvido”, comenta Fátima Almeida, moradora da Avenida Adelino Martins há 15 anos.

“Os piscinões são excelentes soluções para chuvas de alta intensidade e curta duração. Jundiaí está bem preparada para sustentar essas chuvas e os moradores do Jardim Tulipas podem ficar seguros. A melhoria não se restringe ao Plano Verão 2022/23, mas para muitos anos”, explica o gestor adjunto da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Ademir Pedro Victor.
“As enchentes são uma preocupação e cabe ao poder público encontrar soluções para resolver este problema. Desde o início da gestão, em 2017, mais de R$ 30 milhões foram investidos em diversas regiões da cidade para minimizar os impactos e preparar o município para suportar as épocas mais chuvosas”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
[tdj-leia-tambem]