Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um novo protocolo integrado de atendimento e orientação à população em situação de rua foi iniciado pelas Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Segurança Municipal (UGSM), Guarda Municipal (GM) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), na segunda quinzena de julho. O novo formato é voltado, principalmente, à região central do município e outros bairros com a presença de moradores de rua.

Até esta última sexta-feira (20), de acordo com o primeiro balanço divulgado pelo grupo intersetorial, forma realizadas 90 ações integradas (37 matutinas, 37 vespertinas e 16 noturnas), sendo que 79 delas houve também demanda por retirada de acúmulo de materiais e limpeza pública (21 no Centro, 14 na avenida Nove de Julho, 11 na região da Casa de Passagem, nove na região da Estação Ferroviária, e outas 24 em locais diversos).

[tdj-leia-tambem]

O atendimento inicial é feito por equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que passaram a realizar duas ações diárias nas ruas, uma pela manhã e outra à tarde. A estratégia é, além de identificar as pessoas, orientá-las sobre a porta de entrada da rede socioassitencial para esse público, que é o Centro Pop. “Todo o trabalho realizado pelas equipes da UGADS tem como foco a proteção e o cuidado à população em situação vulnerável, seja com direcionamento para atendimento e cuidados em saúde, alimentação e abrigo ou oferta de oportunidades para a mudança da própria realidade, com o restabelecimento de vínculos familiares e apoio multidisciplinar”, explica a gestora Maria Brant.