Ônibus de transporte público de Jundiaí será gratuito no domingo de eleições
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Através de uma parceria público-privada, Jundiaí receberá um investimento de R$ 69 milhões para a construção de um novo terminal de transporte público no Vetor Oeste, além de outras melhorias como novos pontos de ônibus, readequações viárias e integração entre os diferentes modais de transporte, incluindo bicicletas e trens.

O projeto de mobilidade de Jundiaí, contemplado pelo Novo PAC Seleções, faz parte de um conjunto de 899 empreendimentos selecionados em todo o Brasil para receber investimentos em áreas como abastecimento de água, esgotamento sanitário e mobilidade urbana.

“O projeto de mobilidade de Jundiaí é amplo e envolve uma grande reestruturação do sistema de transporte público municipal. A PPP inovará, com novo terminal de transporte no Vetor Oeste e novos modais, integrados, para economizar tempo e melhorar a circulação na cidade”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Melhorias para os usuários e otimização do sistema de transporte público de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) detalha que as ações previstas incluem a revitalização e modernização dos terminais urbanos existentes, a construção de um novo ponto no Novo Horizonte, a instalação de abrigos adequados e a aquisição de novos veículos. Além disso, serão realizadas adequações viárias para garantir a fluidez do trânsito.

A expectativa é que as melhorias gerem um aumento significativo no número de embarques e viagens, otimizando o sistema de transporte público e atendendo à demanda crescente da população.

[tdj-leia-tambem]

Mulher em calçada e ônibus municipal de Jundiaí na rua
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Integração de modais e incentivo à mobilidade ativa

Um dos pontos relevantes do projeto é a integração entre os diferentes modais de transporte, como o trem intercidades e o trem intermetropolitano. Essa integração visa facilitar a locomoção dos usuários e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis.

Além disso, o projeto também prevê a construção de novos bicicletários, atendendo à demanda crescente por opções de transporte ativo e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

O investimento total previsto para a PPP é de R$ 240 milhões. “Esse é mais um projeto que trará benefícios para a população de Jundiaí e foi conquistado a partir de projeto de excelência, elaborado pelos técnicos da cidade”, afirma o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Os recursos para a execução do projeto serão provenientes do Orçamento Geral da União, garantindo a sua viabilização e o início das obras em breve. “A realização deste investimento representa um avanço técnico significativo para nossa infraestrutura de transporte”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.