Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, a maior do projeto Escola Inovadora de Jundiaí, estão 95% concluídas. No prédio de três pavimentos, localizado na Vila Hortolândia, já se pode visualizar as placas de energia fotovoltaica. A escola será integrada com a Praça Edhewaldo Cortizo e receberá os conceitos da Cidade das Crianças, terá 4,7 mil metros quadrados e o investimento é de R$ 12 milhões.

O espaço será mais uma opção para o desenvolvimento de atividades de desemparedamento da escola e em contato com a natureza, além de conter laboratórios, anfiteatro, quadra coberta, 20 salas de aula, biblioteca e infraestrutura. Atualmente, as instalações recebem pintura mais resistente a impactos. “Avançamos com as obras da Candelário. Essa será a maior escola inovadora de Jundiaí. Uma obra que conta com a geração de energia limpa. A sustentabilidade, assim como o projeto do prédio, contou com a participação dos alunos e comunidade, que fizeram sugestões para que chegássemos ao diferencial que a escola tem”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Os três eixos da Escola Inovadora estão presentes na EMEB Candelário: ambiência escolar, qualidade da educação e formação de educadores. “Assim como os estudantes, os profissionais que vão atuar na escola estão participando ativamente com visitas ao novo espaço. É a pedagogia da escuta, importante para que, junto com a ambiência escolar e formação dos educadores, promova a educação de boa qualidade de Jundiaí”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.