
A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS) realizou, na última semana, a primeira oficina voltada à construção e ao fortalecimento das linhas de cuidado na rede de saúde de Jundiaí. O encontro reuniu gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, apoiadores técnicos e institucionais, além de profissionais das equipes eMulti.
Conduzida pela doutora em Saúde Pública e professora da USP, Laura Feuerwerker, a atividade teve como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre a importância da articulação entre os serviços, garantindo um atendimento mais integrado, contínuo e humanizado.
Importância da construção coletiva
Segundo a diretora de Atenção Básica, Tatiane de Lucca Barbosa, o desafio está em transformar protocolos em práticas adequadas à realidade local.
“Embora os protocolos do Ministério da Saúde orientem os atendimentos, é fundamental desenvolvermos nossas próprias linhas de cuidado, com base nas realidades locais e de maneira conjunta com toda a equipe. Ao traçarmos juntos o percurso do paciente em todos os serviços de saúde, garantimos a integração do cuidado desde o primeiro acesso do usuário para que o tratamento fica mais efetivo”, explicou.
Participação ativa dos profissionais
A professora Laura destacou o caráter inovador da iniciativa.
“Fazer essa construção de maneira participativa é essencial e, ao mesmo tempo, um desafio. Não adianta a gestão central definir e repassar. É preciso conhecer a realidade de cada território e trazer as vivências para a discussão. Isso permite a criação de estratégias diferenciadas para cada local. Fico feliz em contribuir, porque poucos lugares trabalham dessa forma. Quando o trabalhador participa ativamente da construção das linhas de cuidado, ele se sente valorizado — e a população é quem mais ganha, ao receber um cuidado mais atento e focado em suas necessidades”, afirmou.
Vozes da rede municipal
Os profissionais da saúde de Jundiaí também ressaltaram os benefícios da oficina, especialmente no fortalecimento do trabalho em equipe.
“Foi muito bom participar, porque estamos colocando nossa experiência em pauta, reconhecendo as diferenças entre as unidades e unindo vários saberes para uma construção conjunta. Esses espaços fortalecem o nosso trabalho e ampliam nossa visão sobre o cuidado”, avaliou a gerente da UBS Fazenda Grande, Daniele Lara.
A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura para consolidar a Atenção Básica e reforçar a integração entre os serviços, garantindo um atendimento cada vez mais próximo das necessidades da população.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]