
Na edição deste ano da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, diversas turmas da rede municipal de Jundiaí foram premiadas nas etapas regional e nacional. Ao todo, os alunos da cidade conquistaram cinco medalhas, sendo dois ouros, duas pratas e uma bronze.
Na modalidade regional – Sudeste, as escolas municipais de Jundiaí conquistaram resultados expressivos:
- Medalha de Ouro: Emeb Aparecido Garcia (Jardim Martins) e Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho (Jardim das Tulipas).
- Medalha de Prata: Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho e Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas (Vila Hortolândia).
Na modalidade nacional da Olimpíada Internacional de Matemática, o desempenho dos alunos também foi excepcional:
- Medalha de Ouro: Emeb Aparecido Garcia e Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho.
- Medalha de Prata: Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho.
- Medalha de Bronze: Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas.
Histórico de sucessos dos alunos de Jundiaí na Olimpíada Internacional de Matemática
Os alunos de Jundiaí têm um histórico de conquistas na Olimpíada Internacional de Matemática. Em 2019, alunos da Emeb Aparecido Garcia conquistaram a prata na fase estadual e o bronze na etapa nacional. No mesmo ano, a Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas também levou a prata na fase nacional.
Seis alunos dessas escolas representaram Jundiaí na etapa internacional do torneio em Pequim, China, retornando com a medalha de bronze e certificados de honra ao mérito.
Em 2022, a Emeb Aparecido Garcia conquistou novamente as medalhas de prata e ouro na etapa nacional. Já em 2023, na etapa regional, 13 alunos da Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho receberam a medalha de prata, enquanto outros quatro conquistaram o bronze.
Sobre a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras
A Olimpíada Internacional de Matemática é organizada pela Académie de Strasbourg, na França, e coordenada no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), com o apoio institucional da Universidade Metodista de São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Consulado Geral da França em São Paulo.
A competição é aberta para escolas do Ensino Fundamental e Médio e se diferencia por seu formato colaborativo e interclasses. As provas são dissertativas, resolvidas em grupo, sem o auxílio de professores, o que visa estimular o interesse pela Matemática e desenvolver habilidades em idiomas estrangeiros, como Espanhol, Francês e Inglês.
[tdj-leia-tambem]