
A Prefeitura de Jundiaí colocou em prática a “Operação Chuvas de Verão”, que segue em funcionamento até 31 de março, com foco na prevenção, resposta rápida e monitoramento climático. A cidade ampliou o uso de tecnologia, investiu em infraestrutura e dobrou o efetivo da Defesa Civil para reduzir riscos e mitigar impactos das tempestades típicas do período.
“Estamos preparados com equipamentos, funcionários treinados e capacitados, além do aumento de 100% no efetivo, que passou de 8 para 16 agentes”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez.
Tecnologia e reforço no monitoramento
A Defesa Civil recebeu novos equipamentos de proteção enviados pelo Governo do Estado e aprimorou sua capacidade de previsão climática em parceria com a Casa Militar da Defesa Civil Estadual. O objetivo é antecipar tempestades e eventos extremos, permitindo alertas e atendimentos mais eficazes.
“O uso da tecnologia nos auxilia a informar a população sobre tempestades e outros eventos com horas de antecedência. Com o efetivo atuando no atendimento das ocorrências e na mitigação de áreas de risco, estamos preparados para responder às demandas do período”, destacou Gimenez.
Ações estruturais e manutenção preventiva
Mesmo antes da operação especial, a Prefeitura já havia iniciado a “Operação Contra Enchentes”, um conjunto de medidas voltadas à prevenção e redução de alagamentos em diferentes regiões da cidade. Entre os serviços realizados estão:
- Mais de 40 quilômetros de desassoreamento em rios e córregos;
- Limpeza e desobstrução de mais de 17 mil bocas de lobo;
- Desobstrução de mais de 5 mil galerias com uso de hidrojato;
- Execução de obras de drenagem em áreas estratégicas.
O secretário interino da SMISP, Jeferson Coimbra, reforça que o trabalho contínuo é essencial para garantir segurança à população.
“O programa ‘Operação Contra Enchentes’ tem como objetivo minimizar os impactos das chuvas de verão. Todo esse trabalho preventivo garante mais segurança para a população e contribui para reduzir pontos de alagamento e ocorrências relacionadas ao período”, explicou.
Estrutura reforçada para o período mais crítico
Com a combinação de infraestrutura, equipes ampliadas e monitoramento avançado, Jundiaí se prepara para enfrentar o período mais intenso de chuvas. A operação integrada busca agilizar respostas, minimizar danos e aumentar a segurança da população nos próximos meses.