Representantes da Prefeitura e da A.C Camargo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e o A.C. Camargo Câncer Center oficializaram, nesta quinta-feira (14), uma parceria estratégica para aprimorar a rede de atendimento oncológico da cidade. O lançamento, realizado no Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, do vice-prefeito Ricardo Benassi e da gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.

O acordo faz parte do Programa Missão A.C. Camargo, que leva a expertise de uma das maiores referências em tratamento oncológico da América Latina para municípios brasileiros. Com duração inicial de 12 meses e sem custos para o município, o projeto vai atuar no fortalecimento das ações que abrangem desde o diagnóstico até a reabilitação de pacientes após o tratamento.

“Esse é mais uma conquista de Jundiaí para a melhoria do atendimento da rede municipal de saúde. A parceria com uma instituição tão reconhecida permitirá com que requalifiquemos a fila de espera e auxiliará a aprimorar o nosso atendimento, dando todo o suporte necessário desde a chegada do paciente na Unidade Básica de Saúde (UBS)”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.

Câncer é segunda causa de morte no município

O vice-prefeito Ricardo Benassi destacou a relevância da iniciativa.

“O câncer, infelizmente, é a segunda causa de morte em nosso Município. Agradecemos o A.C. Camargo, que traz sua experiência a partir desse projeto inovador”.

Para a diretora de impacto social do A.C. Camargo, Ana Paula Pinho, Jundiaí se torna um exemplo para o país.

“Ao incluir neste trabalho todos os níveis de Atenção à Saúde — da Atenção Primária à Especializada —, fica demonstrado o compromisso da gestão em trabalhar em uma perspectiva que realmente valoriza o diagnóstico precoce e, também, todas as etapas da jornada desse paciente no SUS. Isso é um case, porque geralmente, quando se fala de câncer, só se pensa em uma das etapas: a internação, a hospitalização. Aqui, nós estamos falando de uma oportunidade de diagnosticar precocemente, o que significa trabalhar para a cura e para a qualidade de vida das pessoas”.

Primeiras ações e cronograma

A fase inicial, que vai até setembro, prevê a análise situacional com entrevistas e visitas a 12 Unidades Básicas de Saúde e serviços de Atenção Especializada. A partir desse diagnóstico, serão formuladas propostas e recomendações.

As próximas etapas incluem a revisão e qualificação das filas de espera, capacitação de profissionais da rede, elaboração de protocolos e implementação de linhas de cuidado oncológico.

“Nesta primeira reunião, já tivemos alinhamento que demostram que será um trabalho que trará muito e bons resultados para a população da nossa cidade, fortalecendo os pilares da prevenção e do diagnóstico precoce, além do tratamento resolutivo e em tempo oportuno”, ressaltou a Dra. Márcia Facci.

O evento também contou com a presença de diretoras e assessores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), além de representantes do A.C. Camargo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4