
Nesta quinta-feira (23), aconteceu o primeiro encontro presencial de mobilidade e descarbonização de 2023 no Brasil, e Jundiaí participou do evento. O encontro da “Latam Mobility”, comunidade latino-americana composta por entidades públicas e privadas, aconteceu em São Paulo.
O gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí, Aloysio Queiroz, esteve entre os cerca de 300 gestores e representantes de empresas dos setores de transporte, automotivo, energia, tecnologia e sustentabilidade. Os painéis discutiram as perspectivas de desenvolvimento da infraestrutura de recarga, a situação atual do mercado de veículos elétricos, combustíveis limpos no setor de transporte, inovação e mobilidade no Brasil.
Aluysio participou do encontro como painelista do tema ‘Rumo a um transporte público zero emissão no Brasil’. O gestor destacou a importância em se discutir políticas públicas para uma gestão eficiente, com projetos tecnológicos e inovadores, para ampliar investimentos em energias renováveis.
[tdj-leia-tambem]
“São necessárias análises para equilibrar custo operacional, investimentos em melhorias, e adoção de novas tecnologias. Nesse sentido, estamos buscando meios para que os ônibus possam ser substituídos por uma frota movida por energia limpa, obtida por fontes renováveis e gerada sem impactos ao meio ambiente. Está sendo analisada a inclusão de cláusulas no termo de referência para nova concessão do transporte público, a partir de 2024”, afirma.
A gestão atual do prefeito Luiz Fernando Machado deu um avanço importante para promover a mobilidade sustentável. Recentemente, o governo de Jundiaí adquiriu cinco veículos do Renault Kwid E-Tech, a versão totalmente elétrica do modelo. Além disso, implantou dois pontos de recarga gratuita, instalados no Paço Municipal. “Jundiaí é um exemplo, e o governo tem atuado para estimular o uso de veículos elétricos no município”, comenta Aloysio.
Latam Mobility
A comunidade latino-americana de mobilidade sustentável conta com o esforço e apoio de entidades públicas e privadas. Juntos, a comunidade discute e promove a transformação da realidade urbana, com mais qualidade de vida.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		