
A Prefeitura de Jundiaí intensificou o diálogo com o Governo do Estado de São Paulo em busca de soluções para os desafios da saúde pública no município. Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito Gustavo Martinelli reuniu-se com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, para solicitar apoio financeiro e discutir medidas para ampliar os atendimentos e reduzir as filas de cirurgias eletivas.
A reunião ocorreu na capital paulista e teve como foco a superlotação do Hospital São Vicente de Paulo — referência em alta complexidade na região — e o avanço na oferta de cirurgias no Hospital Regional.
Mutirões e ampliação da capacidade cirúrgica
Durante o encontro, Martinelli defendeu a realização de mutirões e a ampliação das cirurgias eletivas no Hospital Regional, o que contribuiria para desafogar o São Vicente. Ele também solicitou que vagas ociosas, conhecidas como “bolsão”, sejam redistribuídas para moradores de Jundiaí.
“Avançamos nessa discussão. Quero agradecer ao secretário pelo acolhimento e pela disposição de ajudar não apenas Jundiaí, mas toda a Região Metropolitana”, afirmou o prefeito.
Estado promete reforço e novos leitos
O secretário estadual da Saúde confirmou avanços importantes: “Provavelmente, nas próximas duas semanas, teremos uma nova reunião para definir a mudança no perfil assistencial, o que deve permitir ampliar cerca de 200 cirurgias no Hospital Regional. E o mais importante: estamos trabalhando na abertura de novos leitos na região. Essa é uma prioridade do governador Tarcísio, ampliar a oferta de serviços em parceria com os municípios e garantir saúde de qualidade.”
Situação crítica exige resposta rápida
A reunião reforça a urgência da pauta. Foi a segunda vez, em menos de dois meses, que prefeito e secretário se reuniram para tratar da situação da saúde em Jundiaí.
Segundo a gestora da Unidade de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, “hoje, o Hospital São Vicente atende mais de 300 pessoas internadas, por isso, o apoio do Estado é fundamental para reduzir o sofrimento da população que aguarda atendimento há muito tempo”.
Participações
Também estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria de Estado da Saúde: Marilza Silva e Silva (CGOF), Marcela Pégolo (CGCSS) e Débora Teixeira do Amaral (CRS). Pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, participaram Carolina Lastra, diretora-executiva, e Bianca Miranda, diretora médica.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		