Jundiaí: Pedestres aproveitam vias da Vila Arens e do Centro para o lazer

O domingo com sol convidou muitas famílias e amigos para saírem de casa e se divertir em vias parcialmente interditadas. A ação aconteceu na Rua Lacerda Franco, a partir da Fábrica das Infânicas Japy, passando pela Barão do Rio Branco, XV de Novembro, Aristeu Dagnone até a Avenida União dos Ferroviários. A segunda edição do programa Mobilidade Saudável e Lazer reuniu pessoas que preferiram caminhar, correr, e também participantes que se locomoveram com bicicleta, skate, patins e patinetes.

“É muito gostoso, e um incentivo para a gente fazer atividade física”, comentou Sofia Figueiredo, acompanhada por Marcos Pizzoccano e o pet Théo. “É legal ver o pessoal vindo e participando. Eu me lembrei de quando a Ferroviários era fechada todos os domingos”, explicou Marcos.

Praticando atividade física com patins há seis meses, Leonardo Ferreira Carvalho, de 9 anos, e o tio Michael aproveitaram os momentos de diversão com amigos. “Estamos aprendendo juntos a patinar, e é bom quando têm avenidas e ruas livres, porque a gente consegue se divertir com segurança”, disse Leonardo.

Conheça o projeto

O Mobilidade Saudável e Lazer permite que as pessoas pratiquem exercícios físicos e confraternizem. Além disso, estimula a mobilidade ativa, em que a locomoção não é com veículos motorizados. “Uma das premissas do prefeito Luiz Fernando Machado, com as equipes da Prefeitura, é planejar e realizar ações que reúnam as famílias e amigos para conviverem, em momentos agradáveis, nos diversos espaços públicos”, ressaltou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

“É fomentar e criar essas oportunidades para a população praticar atividade física, com lazer e entretenimento, um dos pilares do governo do Prefeito Luiz Fernando Machado, com a coordenação do gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que veio para ficar”, afirmou o gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo.

Festival Temático

Nesta edição, os participantes além de praticar atividades físicas, puderam aproveitar as atividades do Festival no Expressa. Neste domingo (24), o evento contou com comidas e bebidas variadas, intervenções artísticas, apresentações culturais, a 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e muita diversão.

“A nossa ideia de espaço cultural, espaço público, é essa proposta que integra todas as pessoas. Além da ocupação interna no Expressa, a possibilidade de a população poder caminhar, andar de bicicleta e fazer atividades na rua é o conjunto ideal para uma cidade saudável, uma Cidade das Crianças. É oferecer essas atrações para as crianças se divertirem brincando nas ruas, nas calçadas e também, depois, poderem brincar aqui no Expressa”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Parque Urbano Expressa

O projeto criará espaço aberto para o uso da população, com brinquedos naturalizados para as crianças, academia ao ar livre, áreas para meditação, e mais. As obras do Parque Linear devem começar nos próximos dias, inseridas na requalificação do Centro, que também prevê renovação das praças e melhorias no viário.

Além disso, essas adequações integram o processo de recuperação do Espaço Expressa, antigo Complexo FEPASA. De acordo com a gestão, órgãos de proteção patrimonial aprovaram o projeto de adequação no Plano Diretor de 2020.

A partir da retirada dos muros, a gestão construirá largos passeios públicos. Assim, a rica e conservada arborização do local transformará as calçadas em uma área de convivência sombreada na região central. Além disso, irá proporcionar e preservar a conexão da população a esse importante espaço, que enaltece e perpetua a memória ferroviária da cidade.