
A expectativa da região de Jundiaí passar para a fase verde do Plano SP nesta sexta-feira (4) não se concretizou. O governador João Doria anunciou que a região de saúde de Campinas – na qual Jundiaí faz parte – permanecerá na fase amarela por pelo menos mais uma semana.
A região de Jundiaí está na fase amarela desde o dia 7 de agosto, quando houve a flexibilização para a reabertura dos estabelecimentos comerciais. O horário de funcionamento foi ampliado para seis horas por dia e a capacidade de atendimento em até 40%.
Portanto, enquanto o Governo do Estado não progredir a região para a fase verde – que é a de menor restrição do plano de retomada das atividades econômicas – continuam válidas as regras do Decreto Municipal Nº 29.215.
O decreto determina que o horário de funcionamento do comércio de rua é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 14h aos sábados. Já os shoppings estão liberados para funcionar das 12h às 20h.
O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, lamentou a permanência da região na fase amarela e disse que a expectativa era a de avanço para a fase verde, que aumenta a capacidade de atendimento dos estabelecimentos. “Os dados apontam para a queda de mortes em decorrência da Covid-19 e da ocupação dos leitos hospitalares, poderíamos ter avançado”, disse.
De acordo com a ACE, a Prefeitura de Jundiaí estuda antecipar a abertura dos estabelecimentos para às 9h, conforme solicitação dos comerciantes, mas um novo decreto deve ser publicado somente após o feriado.
Atualização
Na 12ª atualização do mapa do Plano SP, mais cinco regiões progrediram para a fase amarela: Marília, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.
A maioria das regiões do Estado, com exceção de Ribeirão Preto e Franca, seguem agora na fase amarela, quando é permitido o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias.
[tdj-leia-tambem]
Prorrogação da quarentena
Às vésperas do feriado da Independência, o governador informou também sobre a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 19 de setembro. “Neste feriado, redobre os cuidados com você e com sua família. Oriente aqueles que relutam em usar máscara, sobre o distanciamento social e não faça aglomerações”, destacou o governador.
Veja aqui a 12ª classificação do Plano São Paulo, com os índices atualizados de evolução da pandemia e capacidade hospitalar.