Polo Logístico de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí reforça sua posição como um dos principais centros logísticos do Estado de São Paulo. Nos primeiros quatro meses de 2025, o município registrou crescimento significativo no número de empresas ativas nos segmentos de armazenamento e logística, de acordo com dados do Cadastro Fiscal Mobiliário e do Departamento de Licenciamento de Atividades da Prefeitura.

Crescimento nos primeiros meses de 2025

De janeiro a abril, o desempenho do setor logístico em Jundiaí já indica um ritmo de expansão consistente. A cidade registrou cadastro de 11 novas empresas, representando 16,2% do total registrado em todo o ano de 2024 (68 empresas).

Além disso, quatro novas empresas iniciaram atividades, alcançando 16,6% das 24 registradas ao longo do ano anterior. O setor de transporte de cargas em geral manteve estabilidade, com 2.661 registros até abril, frente aos 2.687 de 2024.

Localização estratégica impulsiona o setor

Situada a cerca de 60 km da capital paulista, Jundiaí está no eixo Anhanguera-Bandeirantes — um dos corredores logísticos mais importantes do Sudeste brasileiro. Essa posição privilegiada facilita o escoamento de mercadorias e a conexão com grandes centros, como o Porto de Santos e o Aeroporto de Viracopos.

Outros fatores que fortalecem o setor logístico local incluem infraestrutura viária e ferroviária eficiente, disponibilidade de áreas industriais e centros de distribuição, estabilidade econômica e administrativa; e incentivos à inovação e empreendedorismo, como o programa Jundiaí Empreendedora.

[tdj-leia-tambem]

O prefeito Gustavo Martinelli destaca a relevância estratégica do setor para o município. “A logística impulsiona o desenvolvimento. Ao atrair empresas desse segmento, estamos não apenas ampliando a arrecadação, mas também gerando empregos, estimulando a inovação e valorizando o território. Jundiaí tem todas as credenciais para continuar sendo referência nacional nesse setor.”

O diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, também reforça que o crescimento é resultado de um trabalho articulado entre poder público, setor produtivo e planejamento urbano.

“Jundiaí tem se consolidado como um polo logístico porque oferece o que o mercado busca: agilidade, segurança jurídica e infraestrutura de qualidade. Nosso papel é garantir um ambiente favorável para que novas empresas se instalem e as já existentes possam crescer. Isso movimenta a economia e amplia as oportunidades para nossa população.”

Apesar de o Cadastro Fiscal Mobiliário não indicar o número de vagas ou funcionários nas novas empresas, o crescimento no volume de registros é um indicativo claro do dinamismo do setor e da confiança dos empreendedores no potencial da cidade.