
Durante o período de férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove uma programação diversificada nas bibliotecas Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e Pracinha da Cultura (Vista Alegre).
Oficinas, contação de histórias, shows, dentre outras atividades, são promovidas às crianças e adultos a fim de aproveitar a programação em família, atreladas às propostas do Programa Jundiaí Cidade das Crianças.
Na Pracinha da Cultura, as Rodas de Leitura e Conversa, mediadas pelas escritoras Rosana Congílio e Valquíria Malagoli acontecem todas as terças-feiras, das 18h30 às 19h30. As rodas colaboram para que as crianças desenvolvam suas habilidades de leitura em conjunto e discutam sobre questões variadas, focando em livros com temáticas diversas que tocam em assuntos do cotidiano das crianças. A Pracinha fica localizada na rua cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre, Jundiaí.
“São crianças com habilidades de leitura diversas, porque a roda é para crianças de 6 a 12 anos, mas acabam chegando outras mais novas, irmãos menores, que ainda não conseguem ler. Então nosso intuito é mais do que fazê-los ler, é para ser um espaço para eles serem ouvidos. Não só ler, mas falar”, pontua Valquíria Malagoli.
“Essas ações acompanham o ideal do Cidade das Crianças, que visa oferecer atividades para que as crianças tenham acesso a diversos conhecimentos enquanto se divertem e ainda vivenciam momentos de interação”, comenta Marcelo Peroni, gestor da Cultura de Jundiaí.
Ana Vitória, de 11 anos, participa das rodas da Pracinha desde o começo do ano e conta que já se sente familiarizada com a leitura. “Eu gosto de participar da roda de leitura porque a gente lê e o que a gente não sabe, elas ensinam. Acho bem legal, porque ensinam as pessoas que não sabem ler.”

[tdj-leia-tambem]